sexta-feira, 6 de julho de 2012

FIM DE UMA ERA: 1997-2012


Rejane Ewald saiu da Secretaria de Educação de Lajeado e entregou sua carta de demissão ao prefeito Sedinei Zen. No facebook, muitas manifestações de carinho e apoio. Rapidamente, a prefeita Carminha emplacou no seu lugar mais um parente: a sobrinha Karina Lopes. Os colaboradores de Rejane não gostaram. Mas para eles Rejane deixou uma carta poética de despedida:

 O SINO  SEMPRE  BATE DOS  DOIS  LADOS

“...e ele soou diferente!

         Mais do que uma pausa; menos do que um fim: a conclusão de uma etapa de vida.    De repente, senti saudades de mim,  de ficar mais com minha família, curtir a minha idade que corre sem ritmo depois dos sessenta.

Um  momento que pode não significar para  vocês o que significa para mim. Quem sabe para alguns, um  “Até breve!”  Para outros, menos...ou mais! Não importa!
Quem sabe do amanhã? Quem sabe das vias que irão nos aproximar? Quem sabe das distâncias? Quem sabe dos afetos, até dos “afetos escondidos” (L. Ramalho)? 
Não importa.
O que importa é que nos amamos, nos respeitamos.

Respeitamos as nossas pessoas e  por elas trabalhamos  a ponto de desafiarmos os limites da  própria natureza humana, as imaginações, os ideais maiores da educação, os sonhos.
Trabalhamos com pessoas e pelas pessoas, para seu bem! Se erramos ou se acertamos (Valeu Roberto Carlos!), o importante é que sonhos possíveis ousamos!   Mais do que isso, fomos além de nós mesmos. Todos. Apaixonadamente!  Com entusiasmo e crença. Com convicções e garra. Sem tempo, sem hora, sem família, sem pressa e... com pressa, por mais contraditório que pareça!
Nosso trabalho, nossos compromissos, nosso amor pelo que fizemos não nos permitem omitir  que a  paixão virou  verdade. Por isso, a dor  da despedida.
Mas como diz o Evangelho, há tempo para tudo na vida.
E como diz um sábio “o tempo nós é que fazemos”.
Eu... quase perdi o segundo...tempo!
Mas, agora, chega de conversa.
Nossas obras dirão mais do que  nossas palavras.

QUINZE ANOS! QUINZE ANOS E SEIS MESES!
HORA DE FESTA! HORA DE APAGAR AS VELINHAS,
ANTES QUE APAGUEM AS VELHINHAS!!!!!
(A alegria, o espírito esportivo nos pertence!)

Um beijo especial a cada um. Amo  cada um nas suas  singularidades ! Amo o trabalho que realizamos,  sobretudo porque o fizemos pelos outros. Sou profundamente grata pelas oportunidades e aprendizagens.  Mas, agora e, ainda em tempo, é hora da família, de reconquistar  e de saborear novos amores ...
De ser mais mãe, mais esposa. De ser avó!

Rejane M. Thomas Ewald
Secretária de Educação – Lajeado


8 comentários:

Luis Berner disse...

Lajeado perde uma pessoa dedicada a educação é uma pena o ótimo trabalho reconhecido por todos.

Anônimo disse...

A professora Karina Lopes além de ser sobrinha da prefeita, é uma excelente profissional. Pessoa simples e de fácil acesso. Nosso total apoio a ela

Anônimo disse...

A Rejane trabalhou de graça pela comunidade estudantil? Não?... Então porque elogiar tanto alguém que fez simplesmente o que foi pago para fazer? Por favor...

José Alfredo Schierholt disse...

Certamente, vai sobrar tempo para a colega profewssora Rejane Ewald ser escritora efetiva A ALIVAT está a sua espera.
José Alfredo Schierholt

Anônimo disse...

Primeiro o Mozart e agora a Karina? O nepotismo é grande em Lajeado. Isso não é crime??

Rejane Ewald disse...

Querida Laura e demais !
Agradeço pelas demonstrações de afeto e de reconhecimento. Não tenho qualquer pretensão de ser unanimidade, mas o incentivo aos que trabalham honradamente é sempre é um ato de incentivo, especialmente nesta sociedade em a corrupção, os crimes, a desordem têm sido alvo de tantos momentos ruins.Sou contra o anonimato na medida em que o ser humano é livre para pensar e agir, mas concordo com o "primeiro anônimo" dessa coluna quando diz que as pessoas, antes de serem julgadas, devem ter oportunidade de mostrar o que sabem fazer. Schierholt, com certeza, terei mais tempo para participar do grupo.
Um sincero abraço a todos. Rejane Ewald

Laura Peixoto disse...

Rejane, acredito que fizestes um belo trabalho na Educação, por Lajeado. Muita gente é paga no funcionalismo público e presta desserviços, de prejuízo irrecuperavel.
Sai com parabens, com estrelinha!

Karla Enger disse...

Faço das palavras da Laura as minhas! Rejane, parabéns pelo teu trabalho à frente da equipe da Secretaria da Educação de Lajeado!