“Uma das essências da democracia são as diferenças de opinião, a possibilidade de que a imprensa possa informar, denunciar, assim como também a sociedade civil."Gabriel Salvia
Diretor do Centro para a Abertura e Desenvolvimento da América Latina
 Putz... Nessa segunda-feira, o inspetor Madril, Chefe da 4ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, disse no microfone do Programa Encontro Maior, do Renato Worm, que só no último domingo, em seis horas de operação com o radar móvelforam autuados por excesso de velocidade aproximadamente 900 veículos, nas proximidades do Unicshopping.
 Fiquei muito intrigada com a cidade de Rolador em último lugar no ranking gaúcho pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, divulgado no domingo pela Zero Hora. Fui para o Google...
 Um traficante foi preso e um usuário de drogas detido em ação do Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar, ontem à tarde, no campo do São José no Centro.“ – conta o colega Emilio Rotta no Informativo de hoje. 
 Já está nas livrarias, pela Companhia das Letras, o livro “Diários — 1947-63”, da escritora Susan Sontag.
 Todo mundo sabe que a roupa influencia as relações pessoais... Taí o poder das grifes e marcas que não deixam mentir. A moda não se faz só em cima das passarelas. Vem das ruas, da música, do cinema, da arte. Então, você já sabe o que vai rolar neste verão?
 DANUZA LEÃO
 (...)
 "Lembro de quando Regina Duarte foi para a televisão dizer que tinha medo de Lula; Regina foi criticada, sofreu com o PT encarnando em cima dela - e quando o PT resolve encarnar, sai de baixo.
O assassinato do Sem Terra Elton Brum em São Gabriel e suas consequências políticas
El plan social de Lula entra en campaña

 “O Guaíba vem sendo ferido há dezenas de anos. Degradamos suas águas com fezes e detritos químicos, sem educar sobre o uso dos resíduos domésticos e industriais..."Fonte: Zero Hora dominical
* Mais de 80% dos eleitores foram contra a proposta de construir caixotes residenciais na orla do Guaíba na zona do Estaleiro Só. Venceram os defensores do Não.
 O índice de desenvolvimento de nossa cidade é superior ao das cidades brasileiras. No Rio Grande do Sul, Lajeado ocupa o terceiro lugar de acordo com o Indice Firjan de Desenvolvimento Municipal – índice criado no Rio de Janeiro...
 Curiosa, pesquisei o site da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro:

 Depois do patuá de cânfora do Andreas, do chá de anis estrelado (para resfriado é ótimo mesmo!), não esqueça do Bálsamo Alemão para combater o vírus da gripe suína. Sim, tudo é válido!
 Os dez melhores contos, os dez melhores filmes, as dez melhores atrizes...
 5 – O Bêbado e a Equilibrista – João Bosco e Aldir Blanc
 “Na opinião de vocês, a corredora sul-africana Caster Semenya é homem ou mulher?"
Três responderam:
A – Mulher.
B - Acho que é mais homem do que muitos que tão por aí.
C - Bebestes? A tua enquete mais parece coisa das assessoras da Carmen Regina: confete, laquê e abobrinha.
D - Eu não sairia com ela...
Conclusão das comadres: Covardes. Ou não entedem de mulher...
Na verdade, testes de gênero é complicado. 
Até 1960, bastava ficar pelado e um médico do Comitê Olímpico conferia.
Hoje não.
Há quatro elementos principais a considerar: anatomia, fisiologia, composição cromossômica e composição genética.
Antigamente, testes de cromossomos analisavam: XX, mulher. XY, homem.
Com a evolução (sic) surgiram indivíduos de genitália feminina, mas com uma apresentação dos cromossomos XY. E descobriram que existe uma condição chamada de Síndrome de insensibilidade androgênica completa, ocorrendo quando uma parte do cromossomo Y não faz o que deveria. Chamaram de gene SRY, que é o instigador do desenvolvimento do feto masculino.
A dor de cabeça do COI é decidir se, nestes casos, a pessoa deve ser considerada uma mulher ou um homem. A resposta surge através de debates, discussão de caso a caso, e muitas análises, mas o Comitê Olímpico chegou à conclusão de que as pessoas que apresentam a síndrome do CAIS devem ser consideradas indivíduos femininos.
 A avó de Caster Semenya criou a neta nos cafundós da África e ri da possibilidade dela não ser o que é: mulher. Ora, vão se afumentá... - deve ter pensado.
Ou seja: os amigos pesquisados não teriam como responder a singela enquete se nem o COI sabe o que dizer.
Para a jovem Caster resta o constrangimento, apesar da medalha de ouro nos 800m, e a dúvida: quem sou eu?
Fonte: http://www.bbc.co.uk/blogs/gordonfarquhar/
 
O Movimento Gentileza se espalha pelo ciberespaço. Para quem desconhece, um resumo da história:
“No dia 17 de dezembro de 1961, na cidade de Niterói, quando José Datrino tinha 44 anos, houve um grande incêndio no “Gran Circus Norte-Americano”, que foi considerado uma das maiores tragédias circenses do mundo. Neste incêndio morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças. Na antevéspera do Natal, seis dias após o acontecimento, José acordou alucinado ouvindo “vozes astrais“, segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual.
José Datrino pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza. Aquela foi sua morada por quatro longos anos. Lá, incutiu nas pessoas o real sentido das palavras “Agradecido” e “Gentileza”. 
Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar “José Agradecido“, ou simplesmente “Profeta Gentileza, o amansador dos burros homens da cidade que não têm esclarecimento.”

 Leio que essa semana, Raul Gerhardt, presidente do Cine Teatro São João foi até a Câmara de Vereadores prestar informações sobre a situação do prédio: com 437 mil arruma a casa, mas com 90 já sai funcionando.
  “Então Mercadante ficou no cargo por quê?
 PREFEITURA MUNICIPAL DE ARROIO DO MEIO
 “O Ibope só fará uma nova rodada de pesquisas eleitorais em setembro. Mas Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope, não hesita em fazer um prognóstico do cenário em 2010: 
 'Leitora'... do jornal O Informativo escreve para a coluna Boca no Trombone: