segunda-feira, 24 de agosto de 2009

MUSICA POPULAR BRASILEIRA – A melhor?

Os dez melhores contos, os dez melhores filmes, as dez melhores atrizes...
Mania de qualificar, pontuar que muitos têm... Não resisto.
Minha lista das dez músicas mais bonitas da mpb – em desordem – como se fosse possível... Mas, tente, tire a poeira das bolachonas, procure o vinil preferido, vá na prateleira dos cds, furungue no ipod... E mande a sua lista!


1 – Trenzinho Caipira - Villa Lobos
2 – Asa Branca - Gonzagão
3 – Travessia – Milton Nascimento
4 – Sampa –
Caetano


5 – O Bêbado e a Equilibrista – João Bosco e Aldir Blanc
6 – Se todos fossem iguais a você – Tom e Vinicius
7 – O que é, o que é? - Gonzaguinha
8 – Apesar de você - Chico Buarque


9 – O mundo é um moinho - Cartola
10 – Panis et Circenses - com os Mutantes


* Com o coração nas mãos deixei para trás Gil, Marisa Monte, Adriana Calcanhoto, Roberto, Belchior, muitos Caetanos, Renato Russo, Djavan... só pra não dizer que não falei das flores de Vandré... E você querido leitor?






8 comentários:

aga disse...

bom, dessa lista aí eu voto no cartola - embora essa não seja a minha preferida dele - e tbém no trenzinho caipira

uma lista minha eu nunca coseguiria terminar

Marcio Souza disse...

Laura, cometo a falha de não saber os autores, mas aí vão as 10 com os intérpretes(em desordem, hehe):
- Como nossos pais, Elis Regina;
- Romaria, Renato Teixeira;
- Pai, Fábio Júnior;
- Canção da América, Milton Nascimento;
- Asa Branca, Gonzagão;
- Meu Velho, Altemar Dutra;
- Disparada, Jair Rodrigues;
- Como é grande o meu amor por você, Roberto Carlos;
- Beatriz, Milton Nascimento;
- Eu te amo tanto, tanto, Moacir Franco;
É isso aí!!!

Giba disse...

Sentado a beira do caminho-Erasmo
Iolanda - Chico
Garota de Ipanema - Tom
Alegria, Alegria - Caetano
Travessia - Milton
Primavera - Tim Maia
O Bebado e a Equilibraista - Bosco
Chove chuba - Jorge Ben
As rosas não falam - Cartola
Como nossos pais -Belchior

Marcio Souza disse...

"Naquela mesa está faltando ele, e a saudade dele está doendo em mim"
Conheço, sim, e essa é linda também. Fiquei em dúvida entre Pai e Naquela Mesa. Acabei optando por pai, porque tenho uma versão com a Fafá de Belém, que achei sensacional. Valeu!!!

Anônimo disse...

Olha a minha, Lau, começando com a antigona Felicidade do Lupicinio
Ronda com Betania e Perola Negra com Luis Melodia
Robertão: Estrada de Santos
Classica: Aguas de Março do T.Jobim
Casa no Campo com Ze Rodrigues, Sa e Guarabira e Ando Meio desligado dos Mutantes
Raulzito: Ouro de Tolo!
Belchior, o desaparecido heheheh Apenas um rapaz latino americano
Falw!

Anônimo disse...

No rancho fundo
Bem prá lá do fim do mundo
Onde a dor e a saudade
Contam coisas da cidade...
No rancho fundo
De olhar triste e profundo
Um moreno canta as máguas
Tendo os olhos rasos d'água...
Pobre moreno
Que de noite no sereno
Espera a lua no terreiro
Tendo um cigarro
Por companheiro...
Sem um aceno
Ele pega na viola
E a lua por esmola
Vem pro quintal
Desse moreno...
No rancho fundo
Bem prá lá do fim do mundo
Nunca mais houve alegria
Nem de noite, nem de dia...
Os arvoredos
Já não contam
Mais segredos
E a última palmeira
Ja morreu na cordilheira...
Os passarinhos
Internaram-se nos ninhos
De tão triste esta tristeza
Enche de trevas a natureza...
Tudo por que
Só por causa do moreno
Que era grande, hoje é pequeno
Pra uma casa de sapê...
Se Deus soubesse
Da tristeza lá serra
Mandaria lá prá cima
Todo o amor que há na terra...
Porque o moreno
Vive louco de saudade
Só por causa do veneno
Das mulheres da cidade...
Ele que era
O cantor da primavera
E que fez do rancho fundo
O céu melhor
Que tem no mundo...
Se uma flor desabrocha
E o sol queima
A montanha vai gelando
Lembra o cheiro
Da morena...

(Ary Barroso e Lamartine Babo)

joão vier disse...

Fiz agora, sem pensar muito prá não perder o dia todo... comentendo inumeras injustiças, com certeza! me baseando no rock, nas minhas influências, no que muito já ouvi, já toquei e passarei para as próximas gerações!
deixei de lado músicas lindas como as zé ramalho, zeca baleiro, nando reis, wander wildner, paralamas, titãs, mutantes, raimundos, bixo da seda, o terço, planet hemp, 14 bis.... minha nossa páro por aqui! não tem como eleger as dez mais, é injusto! mas lá vai...

Os bons tempos voltaram - Made in Brazil
Vou morar no ar - Casa das Máquinas
Lua Bonita - Raul Seixas
O tempo não pára - Cazuza
Tarde Vazia - ira!
Inútil - Ultraje a Rigor
Que país é este - Legiáo Urbana
Criança de Domingo - Cico Science e Nação Zumbi
Amigo Punk - Graforréia Xilarmônica
Dia perfeito - Cachorro Grande

ANDREAS disse...

Campo minado - bandaliera
astronauta de marmore - Nenhum
Jardim inglês - Nei van soria
Geração coca cola e Faroeste cabloco - Legião
Vital - paralamas
refrão do bolero - engenheiros
judas - raul seixas
amigo - 14 bis

as q me marcaram....