terça-feira, 25 de agosto de 2009

ROLADOR - VOCÊ CONHECE?

Fiquei muito intrigada com a cidade de Rolador em último lugar no ranking gaúcho pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, divulgado no domingo pela Zero Hora. Fui para o Google...

Localizada na região das Missões, a 28 km de São Luis Gonzaga e a 20 km de Cerro Largo, Rolador tem 2795 habitantes, conforme último Censo do IBGE, a maioria de ascendência portuguesa, uma mescla de índios nativos, desbravadores espanhóis, além de gaúchos fronteiriços e castelhanos.

A cidade ‘nasceu’ no dia 16 de abril de 1996, embora historicamente exista desde fevereiro de 1627. O nome da cidadezinha, desmembrada de São Luiz Gonzaga, tem origem no Arroio Rolador, hoje de águas rasas, mas antigamente assustadoras, quando os carreteiros nas madrugadas ouviam ruídos que davam a impressão de algo rolar rio abaixo.

Os historiadores da região acreditam que foi com os acampamentos destes tropeiros e comerciantes ambulantes, montados para pouso e descanso na beira do arroio que iniciou efetivamente a colonização da cidade.

A história revela também que em 1924, a Intentona Comunista, movimento criado pelo São-luisense, Luis Carlos Prestes, agitou a população do pequeno povoado pela presença da Coluna Prestes às margens do Rio Ijuí, limite entre Rolador e a Colônia Serro Azul.


Mas, sem dúvida foi a construção da estrada de ferro em 1957 que formou o núcleo urbano de Rolador trazendo novos habitantes - funcionários da rede ferroviária e suas famílias - que construíram as escolas, igrejas, centros comunitários e de lazer, bares e comércio de gêneros alimentícios, tecidos, ferramentas e alguns medicamentos.

A população diminuiria depois de pronta a ferrovia que ligava São Luiz Gonzaga a Cerro Largo, com a partida dos militares, empreiteiros e trabalhadores, fato que influenciou a economia da vila que ainda veria passar o último trem com passageiros em l976. Depois de desativada, parece que a estaçãozinha passou a ser usada como centro de turismo e lazer da Prefeitura, hoje governada pelo prefeito Adão Eloi de Souza Batista (psb).

Localizei Rolador no mapa, faz parte da Rota das Missões, mas ainda não ingressou na Era Wikipedia...



Depoimento

“Morei em Rolador nos anos 1958/1959.
Meu pai foi agente ferroviário da estação. Tenho saudades deste lugar.
Vejo os lugares em que morei quando criança, e me entristeço de ver o que restou da rede ferroviária, alguns foram restaurados mas outros em completo abandono.

Gostaria de ver o que restou das casas onde os ferroviários moraram nesta época. Não tenho idéia de como está o vilarejo que era muito pequeno naquela época. Gostaria de ver como está o Rolador que me traz tantas lembranças boas e saudade da alegria de ter sido criança e ter vivido nesta época.
Papai construiu um Clube, é claro, com a colaboração dos moradores, todos participaram na construção e inauguração foi muito linda.”
Clarice Lia

2 comentários:

aga disse...

pô, lgl laura...eu li a matéria incompleta da zh e fiquei curioso pra conhecer o lugar!
eu conhecia pulador, um lugarzinho pitoresco tbém, ams um tanto mais desenvolvido

Roberto Ruschel disse...

Laurinha, perto de Santiago, tem outro pequeno município, que se chama UNISTALDA e é conhecido como a cidade dos raios, devido a grande incidência deste fenômeno que lá ocorre. Unistalda possui a maior reserva de ávores de pau-ferro da América Latina. É uma cidade muito hospitaleira, cujos moradores gostam de cultivar as tradições, e valorizam em muito a cultura gaúcha. Segundo me disse o amigo Ruy Gessinger, o munícipio foi batizado com esse nome, em um homenagem à uma antiga moradora que se chamava Unistalda. O site do município é http://www.pmunistalda.com.br/