sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

DA SERIE FÚRIA CONSTRUTORA...

Vila Olga – Dias antes de sua demolição em 25-10-1999.

VILA OLGA: CENTRO POLÍTICO


"Há 7 anos Vila Olga foi demolida, em 25 de outubro de 1999, na calada da madrugada, pelo seu proprietário Ivo Dominickus Scherer, com aprovação do poder público municipal. Foi tudo muito rápido, sem ruído, nem eco.
A imprensa calou o fato. Um mistério pairou no ar!

Como no seu espaço já se ergueram outras construções, Dona Olga fica para ser lembrada em fotografias e nas páginas da história.
A última foto de Dona Olga o leitor está aqui olhando. Foi tirada pelo autor deste registro, uns dias antes do tombamento.

No alto do sobrado, em círculo oval, está gravado em relevo VILA OLGA.
Vila Olga foi o palacete residencial de Bruno Born, empresário industrial e comercial, duas vezes prefeito municipal de Lajeado e deputado federal. Sua construção se deu em 1934, localizada na Rua Júlio de Castilhos nº 1.162, defronte ao Mercadão IMEC.

O nome Vila Olga foi uma homenagem à esposa de Bruno Born, dona Olga Neumann, depois Primeira Dama do Município. Por muitos anos, foi a casa mais luxuosa e ampla da cidade. Em suas dependências nasceram grande projetos em benefício de Lajeado e região, como a BR-386, a ponte sobre Lajeado-Estrela, o Belvedere de Lajeado, algumas estradas do interior e outros.


Vila Olga hospedou deputados, secretários estaduais, governadores, desde o interventor Osvaldo Cordeiro de Farias até Leonel Brizola, bem como o próprio vice-presidente da República João Goulart.

Em vez do poder público pôr sob sua guarda e tombar como patrimônio, para conservar e proteger prédios históricos, a Vila Olga foi tombada, literalmente demolida, numa rapidez impressionante.

Sem lei de cunho preservacionista, vamos perder todos os prédios mais antigos."



Nenhum comentário: