quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

DAR ALMA À CORRENTEZA: JOÃO GILBERTO NOLL


João Gilberto Noll, 65, é um dos maiores escritores da literatura brasileira. Formado em letras e dono de um estilo provocante e inovador, seu primeiro conto foi publicado por Carlos Jorge Appel na antologia "Roda de fogo" (1970).

Recebeu o prêmio Jabuti com as obras "O Cego e a Dançarina" coletânea de 24 contos, "Harmada" e "A Céu Aberto" "Mínimos Múltiplos Comuns" que reúne contos sobre a criação do universo.Folha de São Paulo

Agora em janeiro, Noll  é o convidado do Studio Clio, em Porto Alegre, para orientar uma oficina literária, de 4 encontros.
“A proposta é evidenciar primeiramente o próprio fluxo da escrita, deixando para um segundo momento a sua prática artesanal. Ou seja: a escrita como descoberta de algo até então ignorado, inconsciente.
A literatura vista portanto como o ato de surpreender, de dar voz ao silenciado. Com isso trabalha-se a tensão entre o enigma da linguagem e a comunicação narrativa.

Para ilustrar esses dois focos, pede-se a leitura de dois livros: "A paixão segundo G.H.", de Clarice Lispector, e "São Bernardo", de Graciliano Ramos.

A oficina acontece nos dias 4, 11, 18 e 25 de janeiro, quartas-feiras, das 15h30 às 18h10
Vagas disponíveis: 20


Nenhum comentário: