sexta-feira, 18 de novembro de 2011

EMAIL OBSERVADOR...


@ “ Em Lajeado quem paga mais imposto e taxas tem mais preferência sobre os outros.
Eu pago um imposto que não é barato, mas acho justo é certo, pois tenho recolhimento de lixo e garis que varrem a minha rua todos os dias, tenho iluminação pública que quando tem alguma lâmpada queimada ligo para a Prefeitura e eles vêm trocar, mas eu pago somente um imposto anual, se no lugar da minha casa tivesse um monstruoso edifício a Prefeitura arrecadaria bem mais.
 Com a Prefeitura ganhando mais pode fazer mais obras, obras estas às vezes questionáveis, pois com certas obras feitas a qualidade de vida da população fica abaixo do suportável.

Nós , alguns  cidadãos, de Lajeado na faixa dos 50 anos, que antes de qualquer coisa clamamos por qualidade de vida, estamos inconformados com o que esta cidade esta virando, tivemos a felicidade de ser criados numa cidade progressista, mas com característica de uma bela e tranquila cidade do interior, sim sempre no verão os dias eram mais quentes, mas agora com o asfalto no centro ficou insuportável. Quase não vemos mais casas, no centro o que importa e construir para render mais.
 Então entre o cidadão que conserva a sua casa, pois quer viver com qualidade (exemplo poder colocar os pés na terra, respirar um ar mais puro), será sempre preterido por aquele que construir um prédio ou um ponto comercial), aí ao invés de um imposto por ano a Prefeitura vai ganhar 10, 20, 30 sei lá quantos vezes mais, no mesmo lugar.

Quanto mais obras fizerem, mais gente vai ter, e mais os lojistas vão aplaudir, ganhar e pagar mais impostos. Então, entre um cidadão comum que reclama da poluição de certos estabelecimentos comerciais (fumaça e barulho, etc.), certos tipos de eventos (som muito alto, etc.),  do corte de árvores para em seu lugar surgir um prédio de puro concreto e cimento, poucos serão ouvidos e até mesmo tratados como idiotas, pois são contra a pujança de Lajeado, são entraves, estes que se mudem. 
Pois todo político gosta de expor suas grandes obras para se perpetuar no poder, não importando o preço que a população comum paga por isso. 
 Até uns 10 anos atrás, quando alguém que não conhecia Lajeado e me perguntava como é esta cidade, eu dizia: Lajeado é uma cidade maravilhosa do interior do Rio Grande do Sul, que tem tudo, mas com característica de uma cidade de interior.

Agora quando me perguntam, respondo:
Lajeado é uma cidade do interior com todos os problemas de uma cidade grande, tem tudo, mas uma péssima qualidade de vida, falta aquilo que pode tornar um cidadão feliz, tranqüilo e viver com qualidade.
Ah, sim, Lajeado cuida muito bem dos seus doentes.”

Elacy Maria Togni
Leitora
Rua Bento Gonçalves, 1114
Tel. 37141558

10 comentários:

Anônimo disse...

Sinal dos tempos, minha amiga. Para o seu e-mail, só posso citar Belchior : ... mas é você que ama o passado e não vê, que o novo sempre vence...

Anônimo disse...

Olhando no Google Earth a região de Lajeado Estrela, Colinas e Teutônia, o que se vê é só marrom,, de terra pura, Tudo desmatado,, só poeira,, Lajeado pareçe até Las Vegas, que é uma cidade no meio do deserto. Isso no futuro pode criar um aquecimento em toda região, e além disso tão detonando com o resto de árvores da cidade e preteando tudo com asfalto,,, a temperatura no verão vai passar a 45 graus. Essa região era linda , agora tá feio a coisa.. Só falta para completar abrir um buraco na camada de ozônio em cima da região, como já acontece em Santa Maria. Cadê a qualidade de vida de Lajeado, que atraia muita gente. Acabaram com o paraíso, que era Lajeado... O rio Taquari já era um esgoto, agora deve estar pior. E ainda vão tirar a única praia do mesmo.

Elacy disse...

A cidade, que vamos deixar para os descendentes da nossa geração depende de nós, já não temos mais água limpa nos rios (por isso culpo os meus antepassados). Será que as gerações futuras vão ter água e ar para viverem? Sem isso, tudo mais é relevante. Nossa cidade está ficando parecida com o inferno, a onde dizem que é muito quente e que ninguém se importa com ninguém. A degradação da qualidade de vida de uma população é em função do pensamento de alguns dos responsáveis pela cidade (eleitos pelo povo) e seus colaboradores, porque pensam como o Sr. Anônimo, para esses o mais importante é deixar o nome na história, não importando o preço pago pelo povo.

Anônimo disse...

Não adianta mesmo... Lajeado (e o mundo) está numa auto-estrada para o inferno. Solução: a população mundial aderir àquele grupo norte-americano, que prega que a solução para o planeta é a extinção programada da espécie humana, isto é, não nascer mais seres humanos... Esterilização em massa da população. Depois de morrer o último humano, em 50 anos o planeta voltará a ser a jóia azul do sistema solar.

Anônimo disse...

O que se vê é o caminho para a auto-extinção. Sem a humanidade, a natureza tomará conta de tudo. O princípio de tudo.

serjao disse...

O que mais me assusta e o fato de que nos chamamos de "seres inteligentes" com um cerebro que nos da a abilidade de pensar,nos diferenciando dos outros animais do planeta. Infelizmente,muitos de nos, seres inteligentes, possuimos muita kaka no cerebro que nao nos permite ver de ante mao o resultado de decisoes cagadas que tomamos. E,ainda por cima,fugimos da responsabilidade sobre essas decisoes.E nesses momentos que vejo a "inteligencia" de um cavalo, uma vaca, cachorro ou passarinho ser bem superior a dos humanos pois possuem a abilidade de viver em harmonia com o planeta ,puramente por instinto.Me diga alguem quem e o "inteligente" que resolve tocar fogo na casa que o abriga?

Anônimo disse...

E Taquari se acha no caminho contrário. Cidade grandes=grandes problemas.

Anônimo disse...

A começar pelo trânsito caótico, ruas em mau estado de conservação, desmatamento, falta de saneamento básico(esgoto doméstico), loteamentos sem infraestrutura básica, etc. Lembrando que muitas localidades rurais foram emancipadas. Hoje haveria recursos para todas essas comunidades? Se hoje não temos recursos para investir na pequena área urbana, imagina também para aquelas áreas ditas rurais?

Anônimo disse...

Quem mora nos bairros sente a diferença de temperatura que existe no centro de Lajeado. Sempre pensei em mudar pra apto, mas nos dias atuais dá pra ver a diferença da qualidade de vida dos bairros afastados da região central. Quero mais sombra e água fresca, sem asfalto quente, sem ruas fedorentas e sem calçadas com cocô de cachorro...gente demais, trânsito ruim, barulho...tô fora!

Anônimo disse...

O nome disso é progresso.
É inevitável.
Pode ser mais ou menos inteligente, dependendo da mobilização popular.
Como aqui a mobilização é zero, deu no que deu. E não vai parar.