quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ALZEIMER: CURA À VISTA?


Pela primeira vez, foi revertida a doença de Alzheimer em pacientes com a doença, há mais de um ano. Os cientistas usaram a técnica de estimulação cerebral profunda, que usa elétrodos para aplicar pulsos de eletricidade diretamente no cérebro.
Investigadores canadenses, da Universidade de Toronto, liderados por Andres Lozano, aplicaram estimulação cerebral profunda em seis pacientes.
Em dois destes pacientes, a deterioração da área do cérebro associada à memória não só parou de encolher como voltou a crescer.
Nos outros quatro, foi parado o processo de deterioração.
Nos portadores de Alzheimer, a região do cérebro conhecida como hipocampo é uma das primeiras a encolher.
O centro de memória funciona no hipocampo, convertendo as memórias de curto prazo em memórias de longo prazo.
Desta feita, a degradação do hipocampo revela alguns dos primeiros sintomas da doença, como a perda de memória e a desorientação.
Durante a investigação, a equipa de cientistas instalou os dispositivos no cérebro de seis pessoas que tinham sido diagnosticadas com Alzheimer, há, pelo menos, um ano.


Assim, colocaram elétrodos perto do fórnix, conjunto de neuronios que carregam sinais para o hipocampo, aplicando, depois, pequenos impulsos elétricos, 130 vezes por segundo.
Após 12 meses de estimulação, um dos pacientes teve um aumento do hipótalamo de 5 por cento e, outro, 8 por cento.
Esta descoberta pode levar a novos caminhos para tratamento de Alzheimer, uma vez que é a primeira vez que foi revertida a doença.
Os cientistas têm, contudo, ainda de conhecer mais sobre o modo como a estimulação funciona no cérebro.

4 comentários:

Maica disse...

Meu avô sofreu 10 anos de alzheimer. Foi o pai que eu não tive, mas já não me reconhecia há anos...
Doença desgraçada, ingrata!
Que a cura venha logo para outras pessoas não passarem mais por esse tormento.

Mariá disse...

um dos segredos, para evitar está na agua, que não deve faltar. Nosso cérebro precisa de refrigeração e é o que mais consome água. É igual ao cooler no processador do computador, se falhar o PC vai pro pau.

Laura Peixoto disse...

Tô com alz(h)eimer... Esqueci o h... agora foi.

Piadista disse...

A avó para a neta: - ...minha netinha, qual o nome daquele moço alemão que me deixa loquinha, loquinha ?... Alzeimer, Alzheimer vó...