sábado, 1 de setembro de 2012

DO MEU BLOQUINHO...

.dia cheio ontem, na 95.1fm. um bate-papo com  rafael santini da cunha. na pauta, intrigas da colônia e a curiosidade: verdade ou ficção.como explicar que literatura é uma nuvem fantasiosa com retalhos do passado? a gente tem a sensação de se sentir meio despida aos olhos dos leitores. será que dos ouvintes também? a voz é algo que mexe com a imaginação dos outros. taí os telesexos, os locutores, as radionovelas. sim, escrever é um fetiche solitário, dizia o crítico literário terry  eagleton. 

.de noite, a conversa continuou com a turma de jornalismo hiper local, para falar do blog e das rasteiras que já tomei nessa vidinha cética. orra, não dá para acreditar em tudo que a gente vê, ouve ou lê. há mais entre o céu e a terra do que nossos sentidos percebem e cabe sempre aos jornalistas a dúvida. lembrei o que eu mesma já escrevi: o que é uma opinião pessoal?nada. apenas, constatação. mas, quando um grupo se une vira contestação. justifica a criação do blog há quatro anos? pode ser. agora o cris wildner vai fazer um tcc sobre o blog, conferindo legitimidade.

.entre outras coisas, com o profe micael behs botando na berlinda, falamos dos post mais acessados e me dei conta que foram dois ícones de consumo: red bull e mcdonald’s. depois, futebol e ditadura. assim talvez não seja a vidinha da província com seu terrorismo ambiental que atraia o maior numero de leitores. apesar das matérias locais promoverem as opiniões mais calorosas, como foi o caso do encarceramento do funcionário da imec e a data do assassinato de alex thomas, 25 anos. ou o vandalismo verde promovido pela conpasul, ceat e madre barbara. essas notícias extrapolam e acabam  ecoando nos estados unidos, rússia, franca, alemanha, canadá... afinal 28.500 acessos só em agosto pode propiciar outras reflexões que não as oficiais, que precisam se adequar as verbas publicitárias e aos desmandos dos donos do poder nessa cidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

menos mal: sucesso reconhecido pela universidade local.

Natalia Ribeiro disse...

Foi um prazer tê-la conosco. Parabéns pela tua coragem, de poucos, para informar a população a respeito de diversos temas.