segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ENRAIZADOS NA MISÉRIA


É o título da reflexiva reportagem de Rodrigo Martini e Caco Konzen, no jornal A Hora do Vale, desse último fim de semana.
“Índios vivem  em situações degradantes de higiene em aldeias improvisadas.

A falta de auxilio social os leva a uma triste realidade submergida muitas vezes em drogas, alcoolismo e criminalidade.

Prisão da cacique Maria Antonia Soares por suposto trafico de drogas reabre a discussão sobre a situação dos povos indígenas no estado, abandonados pelas autoridades e pela própria Funai.”
1 - Dentro da Igreja Católica existe uma Pastoral Indígena.
Que se diz preocupada com a realidade da cultura: a miséria e o abandono que eles vivem, principalmente na área da educação e da saúde. Nunca ouvi falar nada sobre isso  no Vale do Taquari... A idéia é ecumênica: apoio das igrejas pentecostais. Ta no relatório: http://www.missiologia.org.br/cms/UserFiles/cms_artigos_pdf_86.pdf

Mas pelo jeito é só tema de estudos para o bispado. Muito longe das paróquias e da subversiva solidariedade católica...
2 - Ninguém me contou. Eu vi.
Vi o olhar de compaixão de um humilde catador de papel para com uma criança indígena, no centro. A mãe fazia os cestinhos sentada na calçada, enquanto o filho pequeno oferecia aos passantes. O papeleiro chegou a parar seu carrinho para um breve instante observar e tentar compreender aquela cena de sobrevivência pior que a dele próprio.



Um comentário:

Anônimo disse...

Não se aguenta mais esses organismos incompetentes que não cumprem o seu papel. Essa Funai é um exemplo de inutilidade que só consome recursos dos contribuintes. Me provem que eu estou errado!