quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

LIQUIDA LAJEADO, LIQUIDA O VALE...


@ Olá  Laura, segue artigo sobre o período atual de megas liquidações.

“Estamos em época de liquidação em praticamente todo o país. Ótimo. Todos têm a oportunidade de comprar vários produtos com atraentes descontos. Até aí, tudo bem.
Mas reflita: se neste período é possível vender com 70% de desconto ou até mais, será que as margens praticadas durante o ano não são abusivas?
Claro que ninguém é obrigado a comprar, compra quem quer e cada lojista sabe dos seus custos, mas sinto-me desrespeitado quando o mesmo produto que comprei em dezembro por R$ 100,00, é vendido por R$ 30,00 em fevereiro.
(...)
Entendo que especialmente o comércio, necessita de ações que movimentem as lojas e despertem a sedução pela compra em seus clientes, mas o porquê dos excessos?

Os descontos em demasia podem ser bons para os consumidores mais oportunos, que só “vão na boa”. É não premiar a fidelidade, aliás, o que tanto se busca hoje no mercado consumidor é fidelizar. Os clientes frequentes, que compraram o ano inteiro em uma determinada loja, na média montante, foram lesados, pois pagaram valores maiores por produtos similares aos da liquidação.

Talvez se todos praticassem uma política de preços adequada durante o ano, o consumismo do ilusório torra torra não seria necessário. Viva o desrespeito!”

José Ivan Maia
Bom Retiro do Sul

17 comentários:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Pois é Laura.
Bem estruturado o site do leitor.
E ele tem total razão. Eu dormi no ponto, pois já venho observando esse comportamento difícil de compreender por parte do comércio faz um bom tempo, mas não tinha me ocorrido de falar sobre o mesmo no meu espaço. Vou mais longe. Penso que os órgãos fiscalizadores tanto do Estado quanto da união deveriam auditar essas empresas, pois duvido que declarem lucros altíssimos presumíveis em função dos descontos. Penso que seja este um bom assunto. O que será que tu enquanto consumidora tens a dizer? E os demais leitores?

Anônimo disse...

não tem como não concordar!

Anônimo disse...

mas, tem muita coisa encalhada.
muita coisa para gigante e outro tanto para anões. tamanhos normais é bem complicado de encontrar!

Anônimo disse...

Tem lojas que sobem antes os preços!

Anônimo disse...

Tem loja que só dá desconto sobre o preço a prazo... Uma enganação! Se paga a vista com desconto sobre o peço a prazo!

Anônimo disse...

Isso é a tal ganãncia e a birrice casminhando juntas..
Ganância de quem vende a preços escorchantes e burrice de quem compra a esses preços..
Tem gente que , por exemplo , comprou um notebook no Shoptime a 1900 em dezembro e em janeiro despencou o preço do mesmo note para 1200..
E aí ?
Como se sente um cliente que tá com as prestações a pagar pela frente , vendo q o vizi nho paga a metade do preço quase no mesmo produto e no mesmo vendedor ?
Por isso as vendas pela internet crescem a passos de gigante e vão matar o comércio comvencional bem ligeirinho..
Por conta dessas discrepâncias absurdas , muitos vão fechar suas portas..
A net já tem produtos isentos de frete ou com frete quase de graça e com preços super bons..
T~enis de 350 em lajeado sai por 190 sem frete pela web..
Triste prá quem vende..Mas se houvesse um pouqinho só de cabeça boa dos comerciantes a coisa poderia ficar melhor..
mas não se apresenta isso infelizmente...

Anônimo disse...

pior é pagar 20,00 de frete pra entregarem um produto que está em lajeado (além de o produto ser mais caro) e ter frete grátis de um produto que vem de são paulo (e ainda pagar menos pelo produto).

Anônimo disse...

Putz...Bem pior...
E pode ter isso ainda...
Que Vale esse do Taquari..Vale nada !
Não se consegue entender como lajeado é considerado pólo de comércio , pois se acha muito pouca cosa boa e variedade , q qdo acha é tiro na boca o preço..
Em Canoas (prá não dizer Poa) tu já se acha muito mais variedade e preço muito melhor..
As diferenças em certops preços daqui em relação á capital chega a ser 400%...

Anônimo disse...

Show de artigo. Parabéns José Ivan.
Aliás, gostei muito do seu site. Vou recomendar.

É verdade, essas liquidações com descontos elevados são ofensivos, não são promoções.

Anônimo disse...

Belo texto do José Ivan... é verdade pura ilusão este liquida .... produtos com 80% de desconto, imagina e quem comprou o mesmo produto no mês passado, como fica?

Luís Galileu G. Tonelli disse...

Na verdade quem já esteve no comércio, ou mesmo conhece alguém que o faça sabe a bela ilusão. Já dizia meu amigo "Tio Patinhas" de Canabarro, Teutônia: Claro que dou desconto, aumento 100% e dou 50% de desconto. Na verdade é isso que se vê em Lajeado.

Anônimo disse...

Nossa!!! O Ivan está corretíssimo. Como nunca havia pensado nisto. Estão nos roubando.

Anônimo disse...

aluguel, luz, agua, telefone, impostos, salário, carteira assinada, mercadoria devolvida, estoque, escritório de contabilidade, taxa de spc, taxa de cdl, taxa do cartão de credito, seguro de roubo, incêndio, taxas bancarias, manter o emprego dos funcionários e dos funcionários públicos através dos impostos recolhido, inclusive ate na suas aposentadorias, tem responsabilidade social e civil, fornecimento de credito para o consumidor, e outros,
e sei la mais o que. alguém conhece lojista rico? os lojistas lutam para se manter e manter o seus funcionários, muitas vezes chefe de família. liquidações é para tentar sair do vermelho e não quebrar com estoques encalhados. as taxações são absurdas nas mercadorias. pagamos todos nós.
juarez

José Ivan Maia disse...

Olá Juarez!

Respeito sua opinião, mas estou falando de coerência. Todos os empresários têm suas dificuldades, sabemos disto, mas muitos não precisam oscilar de maneira absurda os preços de suas mercadorias. Não sou contra as liquidações, sou contra aos exageros. 70%, 80% de desconto não é desencalhar mercadoria, é desrespeitar o consumidor que já é cliente da loja e certamente pagou mais pelo mesmo produto.

Anônimo disse...

É bom lembrar que a comercialização normalmente varia de 15 a 35% da lucratividade do negocio. se o negocio varia de desconto de 70 a 80% é perfeitamente plausível na negociação da margem de lucro. Porto Alegre começa a sua liquidação em 60% e atinge o patamar de 80%.
Celia

Anônimo disse...

Sim mas se o lojista tem tanto prá pagar de tributos e despesas , pq se mete no comércio...?
Colocar um negócio e querer enriquecer á custa dos consumidores é tolice pura e enganação total...
Se a coisa anda tão difícil assim que os comerciantes se reunam e exijam da prefeitura , dos locadores de salas comerciais, dos fornecedores etc etc , um baixa nos preços ou fechem o negócio..
salário em lajeado no comércio é uma vergonha o q pagam , produtos caríssimos q depois despencam de preço por conta de liquidações , então deve ter algo errado aí !
Agora pagar um sapato 450 paus e depois vender o mesmo por 180 em questão de 30 dias já é chamar o cliente de otário por tabela...
As vendas pela internet vai e já está engolindo o comércio com preços aviltantes...
É hora dos incomodados exigirem mudanças em todos os ítens q , seguindo relatam , encarecem o negócio , agora meter pé no fundo nos preços não é justificativa..

Anônimo disse...

Deu até pra rir! vale do Taquari? vale nada!...kkkkk
Na verdade, as lojas que dão 60, 70% estão torrando um resto do estoque. voces talvez não percebam, mas a mercadoria é ponta de estoque(calçado feminino nunca tem 37)ou tem furinho ( de cupim sim, a Julio está cheia)e até pequenas "torturas"...Minha sogra já dizia, "isso não é costura é tortura"... Muitos lojistas escondem a mercadoria boa, ou quando estão na "forca" torram pelo preço que compraram. Cada um tem que saber se vale a pena comprar ou não. O lojista tem que se virar.