sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

JUREMIR MACHADO DA SILVA

Escrevi sobre indiozinhos pedindo esmolas nas ruas de Porto Alegre. 
Recebi uns oito comentários. Nada mais.

Grande indiferença.

Escrevi sobre cachorros. 
Minha caixa está entulhada de elogios, reclamações, críticas, insultos e apoios.
Eu me interesso pelos paradoxos sociais. Nem sempre faço julgamentos. 
Mas gosto de dialogar com contradições.
Inclusive com as minhas.
As sociedades avançam e recuam ao mesmo tempo.
Estamos mais responsáveis em relação a certos animais, o que é bom, e menos responsáveis em relação a certos problemas sociais, o que é mau, como se o amor por certos animais crescesse de modo inversamente proporcional ao interesse pelos problemas humanos.”

* O blog do Juremir está bombando: cachorros x humanidade

5 comentários:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

A coluna dele é leitura obrigatória em minha ótica. É disparado, queriam ou não, o melhor articulista de nossa imprensa. É simples, inteligente e modesto. Há muita merda por aí se dizendo “doutor” quando na realidade não passa apenas de bacharel. Ele é sim Doutor e doutorado obtido na França e jamais o vi ou ouvi se gabar de tal. “Seu” Juremir, o homem do Cerro Paloma, uma das coisas mais belas na paisagem deste imenso Rio Grande do Sul tão pouco conhecido por seus filhos e habitantes, pois os que têm grana logo buscam a Europa ou Miami.

Monica disse...

Concordo, Juremir e muito bom, um dos mais lucidos da nossa imprensa, apesar de um tanto ranzinza. Mas a questao entre indiozinhos e cachorros. Nao acho que deva ser escolhido um ou outro. E claro que nossa sociedade pouxo se lixa para indios e pobres. Defende o fim do uso de cavalo para tracao dos catadores, quando na verdade nao que ter o catador na sua vista. É uma questao bem complicada esta. Li certa vez um artigo, de uns 20 anos atras, cujo titulo era : Nao ha ecologia na miseria. E sou uma trabalhadora da área ambiental, uma cética com relacao a humanidade, para mim é muito mais facil me sensibilizar por um animal, pelo simples fato de ele nao ter defesa alguma, senao seus intintos. Afinal para nos humanos ha uma enorme rede social, há o livre arbitrio, etc, etc... Hard question!

Anônimo disse...

O Juremir escreveu o que se vê todos os dias na nossa região..
Pet Shop cheias de dondocas com seus cachorros peludos no colo após banho e perfume e crianças de pés no chão na calçada escaldante , sem nada prá comer ou vestir nos pés , sujas e maltratadas..Tem gente q paga 20 (ou até mais) reais para dar um banho num cachorro e se nega a dar um pacotinho de bolacha ou um iogurte prá uma criança miserável q fica nas portas dos mercados , esperando alguém olhar e ver a miséria e a fome q passam...
Só se tira uma conclusão :
O Ser Humano é um lixo , aliás sempre foi , pois ele sempre se mostra lixo diferentemente em cada ação e em cada época..
Muito boa a blogada do Juremir e muita natural os acessos mínimos para o problema das crianças e o atulhamento qdo o assunto é cuidar e tratar de cães e gatos..
Lixo puro essa gente mesquinha e egoista , se é q isso pode ser chamado de gente , lógico !

Luís Galileu G. Tonelli disse...

E ele não se resume a essas contradições não e nem tem medo de fazer oposição. Durante os últimos 4 anos foi o único a se levantar em favor dos professores sem aquele discursinho pronto de outras redes de comunicação.

Roberto Ruschel disse...

Estou também com o Juremir. Aborda os assunto polêmicos com muita clareza de opinião. Seu último parágrafo, no texto postado, é um exemplos.