terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

HERMENA: DESCUBRA...

... antes que se transforme num desses condomínios de grades alienantes.
Qualquer adjetivo que descreva a praia do Hermenegildo será  duvidoso. 

 A pergunta que se faz é: quem ousaria vencer os 620 quilômetros de asfalto para espiar o passado? Pegue a RS 471 e descubra a “rota das marcelas”...
 Talvez os saudosistas da infância, os de bem com a vida que dispensam os penduricalhos sociais, do consumismo faschioned: cartão de credito, celular, internet. Três acessórios que não funcionaram por lá, pelo menos comigo. Portanto, leve dinheiro na carteira, nem tente a cyber e esqueça a Oi Telecom.
Viva a vida com simplicidade e não se desespere: um pulo nos duty-free do Chuy deve acalmar qualquer  furor mais temperamental.
 Antes que olhos menoscabados entendam o contrário, preciso dizer que amei Hermena: literalmente, amor à primeira vista.

 As ruazinhas estreitas de areia e grama, a arquitetura das casinhas de veraneio em contraste com as águas grandiosas e o espírito cubano que impera.

 Photo by Leonardo Esch

Explico: depois que uma ressaca destruiu e ainda ameaça detonar com as residências que invadiram os cômoros de areia, percebe-se um certo ar de desolação, um clima trash à beira-mar, onde meia-casas, meia-paredes desabadas e grafitadas convivem com casas simples, com muros de contenção para driblar a erosão costeira, com pescadores de fim de tarde, com o único carrinho de milho, o único picoleteiro naquela imensidão de praia e horizonte infinito. Toque perfeito para quem sente necessidade de resgatar 40 anos de passado.
 Mas é o seguinte: não se iludam. O Hermenegildo está muito vivo na sua Feira do Livro em pleno janeiro, no Tango Sur Montevideo, na Festa de Iemanjá, no Hermena Rock, nos campeonatos de pescaria e truco e nas atividades diárias que um clube fundado na década de 40 pode oferecer ...
 Photo by Fabiana Posser Silveira

como um carnaval com banda ao vivo e repertório verdadeiramente carnavalesco, muito confete e desfile de fantasias, escolha da rainha, desfile no salão de blocos – agora imagine tudo isso para a criançada. Ou seja: o futuro.
 De passagem? Se instale de frente para o mar...
www.pousadaquebramar.blogspot.com 
pousadaquebramar@gmail.com
(53) 8111.1284 
(53) 3263.1082
 Hermena é radical. É trendy. Tem suas lendas... Nem os quatro dias de nordestão impressionaram mal. A imensidão da praia, onde sol e lua nascem nas ondas do mesmo berço, conferiu uma sensação de liberdade que pensei perdida: largos horizontes para um estado de espírito errante, cool e nostálgico.
 Simplesmente, não tem como descrever.
Ou você ama. Ou, desaparece.

Enfim, é uma questão de alma, de pura poesia.
Talvez, você precise reaprender a olhar.
Apenas isso.

Um comentário:

CLAUDINHA LIMA disse...

nós amamos tudo isso !!!! e eu não te encontrei por lá...
lástima...
valew