quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ESCLARECIMENTO IPTU

    A prefeita Carmem Regina esclarece sobre o IPTU:

Foi constituída uma comissão de avaliação, integrada por pessoas idôneas de vários segmentos da comunidade, que prestaram relevantes serviços técnicos, de interesse público, durante meses, e produziram a chamada planta de valores, que integra a lei que embasa a cobrança dos referidos impostos no exercício de 2011.

Leiga e burra procuro entender:

- para justiça tributária, sobre terreno mais caro se paga imposto mais caro.
 - avaliados cerca de 35.000 imóveis é possível que tenham ocorrido eventuais equívocos de natureza burocrática e operacional.
- contribuinte  que se sentir lesado deve protocolar um  pedido escrito de revisão do IPTU, antes da data do primeiro vencimento.



- Quem são as pessoas ainda idôneas nessa cidade junto à Prefeitura?
- Quais  serviços relevantes?
- Cadê a transparência?
- Significa que - um por um - vamos enfrentar fila para tentar baixar o iptu SE considerar lesado?

Credo, a emenda ficou pior que o soneto.

9 comentários:

Luís Galileu G. Tonelli disse...

A atual administração é uma piada, só isso. A anos estão no comando e nunca reajustaram PORRA nenhuma. E de uma hora para a outra inventaram 800% e querem fixar em no máximo 300%. São Paulo que é SÃO PAULO e também estava a anos sem reajustar valor venal, fixou aumento de imóveis residenciais em 30% e comerciais em 45%, com reajuste anual de 5,5%.

Só pode ser piada desse pessoal. Primeiro achei que fossem mal acessorados, agora sei que são é MAL INTENCIONADOS.

Por gula em meter a mão vão ficar sem, pois os processos que se propõe irão travar a arrecadação. Basta ler o AHora e um reportagem simples e muito bem feita mostra INÚMEROS erros cometidos, e talvez até de má fé com o contribuinte.

São piadistas estes todos da atual aministração. Até aqui o que me pareceu com o minimo de bom senso foi o Martini.

E a tal avaliação feita por especialistas, provavelmente os mesmos do trânsito remendado, foram capazes de reajustar terrenos que fazem divisa em meio de quadra em valores diferentes conforme o Renato colocou no programa a alguns dias atrás.

E quero ver os antigos defensores desse governo se manifestarem agora. Alguns estavam segunda-feira na Secretaria da Fazenda, sei pois eu mesmo os vi lá.

Anônimo disse...

Para fazer um reajuste no IPTU em milhares de imóveis a prefa seguiu um critério! Esse critério deveria ser público e como todo critério deveria ser lógico e seguir principios matemáticos elementares.

Exemplos simples: O metro quadrado de imóvel residencial no bairro X foi estimado em Y reais e foi aplicada a alíquota Z. Os mesmos critérios para imóveis comerciais e terrenos. Se um critério tão simples e óbvio fosse adotado sobrariam apenas as exceções a serem administradas, coisas como um terreno que pertence a um bairro que faz divisa com um terreno de outro bairro. Se esses 2 bairros tivessem valores diferentes poderia acontecer que os 2 tivessem de pagar valores muito diferentes. Mas daí seriam exceções e não a regra.

De posse dessas informações e munido de uma tabela Excel com 3 ou 4 variáveis que qualquer guri de 12 anos saberia fazer, os contribuintes poderiam saber dos valores a serem pagos antes da prefeitura ter feito toda essa lambança. Ou seja, a chiadeira poderia ter acontecido a uns meses atrás e não agora!

Fica claro que tentaram usar a desinformação a seu favor e deram um tiro (de calibre 12) no próprio pé e estão até agora tentando achar os dedos por aí.

Enquato isso a gloriosa oposição fica berrando aos 4 ventos do absurdo cometido, mas se parasse para pensar um pouco e pedisse ajuda ao MP e a aquele guri de 12 anos quem sabe todos os contribuintes teriam para 2012 o conhecimento prévio dos (des)critérios aplicados no reajuste de seus impostos.

Bem simples.

Beto

Anônimo disse...

Eu não entendo tanto barulho, quer dizer até entendo, tem eleição ano que vem.
Com dezenas de amigos que falei, daqueles que os valores subiram, inclusive bastante, os valores VENAIS, são cerca de 40 a 50% do que realmente valem.
No Verdes Vales um terreno está por 38 mil e vale 70, e sabem quanto estava avaliado? pasmem, 8mil, isso é absurdo.
Claro que é complicado, mas é justo.

Anônimo disse...

É JUSTO AUMENTAR ALGO EM 800%???
SE NÃO ATUALIZARAM ANTES, AGORA QUE NÃO FAÇAM TUDO DE UMA VEZ!
OU QUE FAÇAM E SE AFUNDEM DE VEZ NA MERDA QUE ANDAM PRODUZINDO.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

O valor de mercado é uma coisa e valor venal outra, pois este serve apenas côo base de tributação. Isto é senso comum, embora discordância de alguns gênios. Já disse que à cidadania assaltada pela fome por dinheiro da administração resta o Mandado de Segurança que irá prosperar, pois essa prefeita foi de uma burrice ímpar ao sancionar a lei neste ano. A liminar ser expedida pelo magistrado irá fazer recuar tudo ao status quo anterior e a Prefeitura irá ter que restituir valores. Mas aí fica uma pergunta: considerando que a administração já deve ter elaborado os carnês de IPTU. Irá a cidade arcar com este prejuízo? Se a cidadania for frouxa sim, mas se fosse aqui onde vivo em moveria uma ação regressiva fazendo o “deministrador” vomitar essa grana de seu próprio bolso. Há ai alguém com vergonha suficiente na cara para fazer isto?
Do jeito que a coisa vai por aí, de uma hora para outra decido fixar residência aí e detono essa gente como faço com um prefeitinho mentiroso e sem vergonha que tenho aqui. Cassado por improbidade o infeliz já está e logo deverá estar hospedado por conta dos contribuintes, pelo menos esta é minha vontade. Não me provoquem.
E mais. Já fui sondado para mudar-me para aí e levar meu blog com suas belas pedradas a serem jogadas nessa gente que se julga senhora da situação.
ET. A sondagem na partiu da Laura, vamos deixar claro.

Anônimo disse...

Rsrrsrsr. só que aqui da processo!

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Meu caro aqui também. Já fui processado três vezes pelo prefeitinho e nenhum prosperou por que investigo e quando bato, bato forte e com fundamento em documentos. Aqui no meu blog a verdade prevalece e os processos, um a um foram arquivados por improcedentes as denúncias. Tenho mais dois. Um do João Osório do TCE. Não vai dar nada, mas ele processa minha esposa que nada tem a ver com a empresa proprietária do blog. Vai pagar uma indenização. Tenho outro processo de uma empresa que igualmente vai levar nos dedos, pois mais uma vez incluiu minha esposa que volto a dizer nada tem a ver com a propriedade do blog. Eles nem mesmo são capazes de ir à junta comercial saber sobre a propriedade do URL. Virá mais uma grana extra. Teremos este ano penso que uma CPI na Assembléia e penso que vai feder. Eles pedem e vão levar. Fico por aqui. Depois conto tudo a vocês.

Anônimo disse...

Com documentos e provas é importante!

Anônimo disse...

A piada do Informativo: "episódio não arranha imagem de Carmen."
Ou é muito puxasaquismo ou os editores não entendem nada de sociologia política e econômica.
Astor