sábado, 26 de fevereiro de 2011

SIMPLESMENTE ALEX THOMAS

 “Por uma via estreita, um menino encurtava caminho para chegar à escola. Tinha sonhos, amava eletrônica e queria ser engenheiro. A ruela não tinha nome, naquela época, mas transitava por ela um adolescente que adorava futebol. Era colorado, porém, não se importava em jogar de camiseta tricolor. Era, por natureza, um pacifista. Mas o menino se foi. E a rua ganhou um nome: Alex Thomas. Ninguém que conheça O Caso Alex passa por ali indiferente. Na esquina está fincada uma placa com o nome dele escrito em branco. Não está dito, mas a sinalização representa uma bandeira: um pedido de paz.”

Andréia Rabaiolli

“Alex Thomas virou nome de rua em Lajeado.
Em outubro de 1988, através de Projeto de Lei do vereador Élio Giovanella, o prefeito Erny Petry sancionou a lei que denominou a antiga Rua 60, entre as ruas Francisco Sulzbach e Bento Gonçalves, no centro da cidade, de Alex Thomas. Alex foi tema de duas músicas: “Simples Olhar”, de autoria do seu primo Rodrigo Thomas e “canção rancheiraTributo a Alex Thomas, de Protásio Xavier dos Reis, que, em 1989, ficou na terceira posição do Festival da Canção do Litoral, em Capão da Canoa. A Escola Estadual José Mânica, de Santa Cruz do Sul denominou o seu Grêmio Estudantil de Alex Thomas.”

Rodrigo Sander


“A morte de Alex Thomas provocou protestos em Lajeado, no Litoral e na Capital. O massacre virou até tema de música – Diga não à Violência, composta pelo baixista Zé Natálio.
Dois anos e meio depois, Cid Borges foi condenado a 11 anos de detenção, Amaral a oito de prisão, em regime semi-aberto, e Dódi a nove anos e seis meses. Daniel Sanchez Hecker, que estava junto, mas não teve qualquer participação no episódio, foi absolvido. Três menores envolvidos foram submetidos a medidas sócio educativas.
Anos depois,seus pais foram condenados a pagar indenizações à família de Alex Thomas.
A professora aposentada Nersi Thomas, mãe de Alex, continua morando em Lajeado, em um apartamento no Centro da cidade. O marido, Walter, morreu há 10 anos e a filha Betina, irmã mais nova de Alex, mudou para Santa Catarina.”

Thiago Stürmer

Nenhum comentário: