segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

IL GIOCONDO?


Pesquisadores italianos  furungaram tanto que chegaram a um veredito incrível. Provalmente um homem  serviu de modelo para Leonardo da Vinci   pintar seu quadro mais famoso: Mona Lisa.
  
Silvano Vinceti, presidente do comitê de valorização dos bens históricos italianos revelou que o modelo teria sido um tal de Gian Giacomo Caprotti, ou Salai, amante de Da Vinci .

Pasmem: haveria a inscrição das letras « L » (de Leonardo) e « S »  (de Salai) no olho esquerdo da Gioconda. Taí os tais “olhos dissimulados”.

Com isso cai por terra a opção da modelo Lisa Gherardini.
O Museu do Louvre que detém a obra reagiu.

2 comentários:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Como é mesmo? Amante de Da Vinci? Certo, mas quem era quem nessa história? Ou se tratava de um casalzinho compreensivo onde os papéis eram invertidos a fim de plena harmonia do “casal”? Mas isto não surpreende, pois faz mais de dois mil anos que o jovem Julius Caesar então com 18 anos foi incumbido de procurar o Rei Nicomédes da Bitínia a fim de obter com o mesmo o empréstimo de sua frota naval para Roma numa guerra que iria mover. Nicomédes ficou tão impressionado com a beleza do jovem romano que concordou com o empréstimo da frota desde que pudesse possuir o lindo jovem. Caeser como bom patriota deu e depois se tornou general e mais tarde Imperador de Roma. Diziam lá que ele era o amante de todas as mulheres e a mulher de todos os nobres. Essa história de dar é antiga como se observa. E hoje continua só que com rejeição de boa parte da sociedade, pois quando sabem que o sujeito dá logo lhe apontam o dedo. Outrora davam e recebiam e era algo tido como natural. Evoluímos mesmo.

Mariá disse...

quadrinho miserável, sem graça, uma decepção quando o enfrentei...