quinta-feira, 10 de novembro de 2011

GAROPABA: UM PERSONAGEM

Duvido muito que alguém que vá seguidamente a Garopaba não tenha encontrado o seu Zeca na praia.
Cedo, no passo rapidinho, com seu cajado, atravessa de ponta a ponta a beira-mar. Difícil conseguir que pare. Passa agilizando um cumprimento a todo mundo que aproveita as primeiras horas do dia.
Segui atras dele para descobrir um pouco de sua história: Jose Veríssimo Ramos, 74 anos. Veio de Cabeçudas, Laguna. Dos onze irmão, mora com uma. Ajuda a cuidar da igreja: "Não tinha vocação para o casamento." E mais não revela.
Antes de ir embora, perguntei novamente seu nome. Ele pensou um pouco e  respondeu: "Aquele mesmo  que eu lhe disse antes." E se foi, apressado.
Continuei caminhando e fui encontrar seu Zeca abençoando o barco de M. Apolônio. Colocou uma santinha dentro do barco, a inflexão das mãos e as rezas murmuradas. Os outros barcos não tiveram a mesma sorte de receber a benção, notei.

Quase todos os anos vou a Garopaba. Pelo menos desde 1978.
É quando encontro a comadre Tina e  botamos os assuntos do ano em dia enquanto o compadre Calofa assa uma tainha e abre a terceira garrafa de vinho. Falamos dos filhos, das rugas e dos mistérios do destino. De como somos falíveis e mutáveis nessa vida onde a cada onda salgamos um pouco mais nossa frágil existência.

3 comentários:

serjao disse...

Putis grilus, TE PARA, GURIA! Para de "fissurar" teus brothers dessa maneira!(Mas que e uma fissura gostosa de se pensar, so e .Manda mais, please.)We will see you "La". Thanks.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Vivo no litoral pelo clima, mas as praias deles são incomparáveis. As noites de verão lá são tórridas, insuportáveis enquanto aqui temos sempre um vento agradável. Essa blogueira ao abraçar o jornalismo privou a polícia de ganhar uma excelente profissional. Na investigação seria imbatível. Palavra de quem é do ofício.

Anônimo disse...

tava quase sem orla (areia) porque o mar estava mais alto. Perguntei para morador se era só um momento ou a coisa tava assim. Ele disse que estava assim, que o mar subiu e não baixa mais. Mas se as tuas fotos são recentes, era apenas o momento.