sábado, 12 de novembro de 2011

AJURIS DEVOLVE TERRENO

A juíza Carmen Constante Barghouti, representando a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul  devolveu a Lajeado o direito de posse de um terreno de 720 m², localizado na Rua Esperanto, Bairro São Cristóvão.

Tinha sido doado pela cidade em 1975 para abrigar a residência do juiz da comarca. Mas,  o terreno acabou não sendo utilizado para o devido fim e a Ajuris entendeu que deveria devolvê-lo para o poder público municipal. A juíza explicou que no decorrer dos anos, os juízes que aqui despacharam adquiriram residências ou alugaram provisoriamente moradias, não utilizando o terreno para o fim que se destinou.

 “Quero agradecer a sensibilidade que a Ajuris teve para com o município, lhe devolvendo este imóvel do qual será feito o melhor uso possível em prol do coletivo lajeadense”,  disse a prefeita Carmen, ontem, em reunião realizada no seu gabinete.

Fonte: Assessoria de Imprensa


* Lembrei de um outro terreno no Alto do Parque. Era da ULES. Foi comprado quando meu irmão foi tesoureiro da entidade, também nos anos 70. Que fim levou? Passaram nos cobres?

4 comentários:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Tendo havido a doação faz 36 anos esta decorreu de uma Lei Municipal aprovada pelo Legislativo. Uma vez sancionada e publicada referida lei obviamente houve a transcrição no álbum imobiliário. Ao que sei a AJURIS é uma entidade privada, logo assim sendo necessário um esclarecimento, qual seja: foram os tributos durante todos esses 36 anos recolhidos ao erário municipal ou por se tratar de uma entidade privada que abriga magistrados as sucessivas administrações fizeram vista grossa? Deixo claro que tenho pela magistratura enorme respeito, pois nela tenho amigos, alguns até meus antigos colegas na Policia. A interrogação decorre do fato de que a notícia gerada pelo Poder Executivo Municipal parece nada ter referido sobre esse aspecto.

Anônimo disse...

Deve haver outros casos de devolução ou retomada de entidades e de empresas que não atenderam aos critérios de uso, condições e prazos estabelecidos em lei. Esses imóveis poderiam ser melhor utilizados ou sua verba destinadas a suprir outras demandas da comunidade, afinal é ou foi propriedade pública. Belo exemplo da Ajuris devolvendo o imóvel não usado para o fim a que foi destinado à comunidade lajeadense.

Bernardo - Lajeado-RS disse...

A grande dúvida é daqui pra frente: qual o destino que se dará ao imóvel, localizado em zona nobre e de alto valor. Lembrando que se trata de zona exclusivamente residencial e unifamiliar. Espero que não se estabeleça lá uma nova "emater" da vida, ferindo este preceito legal de nosso plano diretor.

Antônimo disse...

os clubes de serviço também ganharam um terreno e já vão mais de 25 anos e até agora....