terça-feira, 6 de dezembro de 2011

NATAL BRILHANTE

 Cerca de 15 mil pessoas estiveram no Parque dos  Dick, em Lajeado, no último domingo para assistir ao show do Padre Fábio de Melo, que dizem ter custado 80 mil reais, mas  não confirmado pela Secretaria de Cultura.
Pessoal que passou pelos Dick na hora do show disse que  TALVEZ  4 mil pessoas compareceram para assistir ao show católico. Tinha cercadinho vip para o pessoal da prefeitura. 
Mas, seja como for, quem foi gostou muito e caiu no pranto.

HOJE
A programação do Natal Brilhante segue nesta terça-feira, dia 6, a partir das 21h, com apresentação da Orquestra de Concertos de Lajeado, na Praça João Zart Sobrinho  no bairro Americano, e da peça teatral “Natal de Jovas” com o grupo teatral “A Tragédia e a Comédia Apresenta”.

A partir desta terça, das 19h30min às 22h30min, estará disponível para visitação o Quarto do Papai Noel, na Casa de Cultura. A comunidade poderá visitar o quarto todos os dias da semana, exceto em segundas-feiras, neste mesmo horário, até o dia 23 de dezembro.

12 comentários:

Elacy disse...

Laura gostei da decoração natalina da Júlio este ano, sem as propagandas do comércio (espero que assim fique), está com cara de Natal (Natal de presentes, de abraços, de Jesus e das Pessoas). Um abraço elacy

Ismael Caneppele disse...

Em Lajeado, a grana que deveria ser da Cultura vai para a Igreja.

Ezequiel disse...

Grande evento! Não fui, mas bacana a iniciativa.

Anônimo disse...

Eu acho que o dinheiro foi investido em cultura: teve interpretação, música e show. Se arte é cultura andam lado lado, teve cultura. Só para próximo ano a prefeitura tem que trazer ao invés de um show vários, pois sendo uma das que mais arrecada imposto no RS. Tem que trazer um show desses por semana no mês de dezembro, pelo menos para condizer com todo o faturamento.

Lucas Fontoura disse...

Cultura vai muito além de interpretação, música e show. Cultura tem a ver com uma formação intelectual que liberte o indivíduo a pensar por conta própria. Nesse sentido, a Igreja, delimitadora de ações, vai de interesse radicalmente oposto à Cultura. A Igreja, no lugar de conceder autonomia ao individuo, coletiva a experiência transformando cada ser humano no rebanho de um deus cuja existencia pode sequer ser provada. Enquanto a Cultura aniquila pastores, a Igreja conserva falsos profetas detentores de uma verdade absolutamente subjetiva.
O dinheiro que deveria estar sendo usado para libertar o individuo a pensar por conta própria, vem sendo usado para formar padrões antigos de comportamento. Uma pena.

Pe. Fábio disse...

Tú és chato hein, Sr. Lucas Fontoura.

Ezequiel disse...

Ismael, música é cultura.
Se quiser levar na ponta do lápis, podemos considerar que o nosso dinheiro, arrecadado em impostos, banca tuas idéias, através de incentivo da Ancine.
Nem sempre "os famosos e os duendes da morte" são tão culturais assim.

Ismael Caneppele disse...

Enquanto o dinheiro da ancine visa formar uma indústria cinematográfica sólida que, transformada em mercado, contribui para o avanço do país em direção ao progresso, a verba da secretaria de cultura da cidade de lajeado vai direto para um único pastor representante de uma igreja em franca decadência.
Discutir o quanto uma obra artística pode ou não ser "cultural" é critério subjetivo, mas é preciso sempre saber diferenciar propaganda religiosa de pensamento intelectual.

Anônimo disse...

Quer dizer que DEUS teve a coragem de COBRAR 80 mil dos cofres publicos para enviar um de seus representantes para dar um SHOW promocional?
Cade a onipotencia das alturas, se este "deus" nao consegue nem mesmo fazer sua maquina de dinheiro funcionar? Tem que COBRAR para promover o bem? Cade o gesto de caridade e de espontaneidade para fazer bem ao proximo?
Pra mim nao resta duvidas de que a propria igreja catolica e' tao comerciante em materia de solidariedade e Natal como qualquer outro negocio que se aproveite da ocasiao.
A humanidade ingenua, que coloque a mao no bolso!
Sera' que o Papa precisa de mais um par de sapatos PRADA? Ou sera' que e' para enviar um par de presente de Natal para seu grande aprendiz Edir Macedo?

Para quem nao sabia, a palavra IGREJA vem do Grego e a origem de seu significado e' NEGOCIO!!!Grande negocio! AMEM (palavra que vem da reverencia ao "Deus Sol", AMON-RA do antigo Egito...vou parar por ai...para pensarem e pesquisarem.
Se nao estiverem convencidos, assistam ZEITGEIST no U-Tube.

Anônimo disse...

Esses 80 mil e poucos foi cachê particular ou foi para a igreja?

Monica disse...

Pelamorrrr!!!! O cara é cantor e é Padre,ele grava cd, canta em shows, escreve livros e vende. Dizem que grande parte da arrecadação vai para entidades carentes. Assim como os evangélicos gravam, cantam músicas "gospel" e fazem shows. Cada um na sua. Se viesse cantor sertanejo, ou de rap, ou de rock, também teria pessoas criticando. Nunca um show agrada todos os gostos.

Ismael Caneppele disse...

O negócio é um pouco menos simplista Monica. vivemos em um estado laico e, como estado laico, não podemos usar verbas públicas para fomentar religiões. nem uma, nem duas, nem todas. estado laico é um estado livre q independe de dogmas sacros. não estamos aqui para definir se é bom ou ruim, estamos aqui para apontar para o fato de que a prefeitura, ao viabilizar um show religioso, está indo contra esse estado não religioso.
eu, pessoalmente, acredito que a verba da cultura, quando em uma cidade pequena como lajeado, uma cidade cujo orçamento para tal secretaria é tão ínfimo, as prioridades poderiam ser um pouco mais pensadas.
formar é urgente. entreter, com missa cantada, é desvirtuar o propósito cultural. uma prefeitura séria e competente, traria alta cultura ao invés de atestar o gosto popular escrachado nas televisões.