quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

ENIO BERGAMASCHI

Photo by Caco Konzen

Desde quinta-feira da semana passada, o programa Fim de Tarde de Julio Fürst, da Itapema FM de Porto Alegre está rodando a música "Ontem" do lajeadense Enio Bergamaschi.

Fui atrás do cara. E olha ele aí dando uma geral da sua vida: “Foi totalmente inesperado, a Cris mandou o som para ele fazer uma critica e tal, mas no mesmo dia ele colocou para tocar!”

E como foi essa trilhadeira?


“Eu tocava contra-baixo desde 1994 com bandas aí no vale como Os Extintos, Capitão Caverna e Celso Dispachante (é com "i" mesmo...). Até 2005 rodei o vale com essas bandas tocando em todas as Lupus que puderam inventar, bares, cafés, coretos de praça, festivais, linhas e picadas. Sempre compus minhas músicas, mas como não cantava em nenhuma dessas bandas mantive essas composições em off, guardadas em registros de violão e voz que fazia no estúdio do Beto.
A Stella Maris chegou a rodar uma música minha na extinta 102,9 FM por um tempo.”


Nesse meio tempo, Enio participou de um intercambio em Portugal-Leiria, pela Univates: “Foi justamente este intercambio que deu uma guinada na minha trajetória musical.”

Em Portugal, caiu numa aula chamada "Prática Musical" onde conheceu os alunos do curso de música:


“Rolou uma jam no final da aula, muito jazz e tal, e eu mandando uns Jorge Ben incidentais no meio. No fim da aula eu já estava formando uma banda com os portugas. Acontece que nenhum deles cantava, e daí já viu né, encontrei a chance de finalmente cantar em uma banda. Eramos os Cóffi Brakers. Tocamos bastante em Leiria durante o período que permaneci lá, e o que menos fiz foi ir as aulas.”

Desde 2006 morando em Porto Alegre, Enio, 29, hoje é casado com Camila Jardim: “Por aqui já toquei em duas bandas, mas atualmente trabalho com um grupo musical chamado Jujubas & Feijões, que mistura teatro e música, e toco essa carreira solo que finalmente parece que vai deslanchar. Meses atrás, para montar um projeto para o FUMPROARTE gravei esse single com a feliz participação de Cristiana Pretto; na bateria, Gustavo Ghisleni e nos teclados, Carlos Kipper. Esses últimos ex-colegas da minha primeira banda Os Extintos. Gravamos em Encantado, no melhor estúdio do vale, o ProRecords.”

Agora, é divulgar o trabalho:

www.myspace.com/enioberga e http://www.aquelequecaminha.blogspot.com/

2 comentários:

O Caminhador disse...

Obrigado Laura!
Estou mesmo muito feliz com tudo isto.
Abrass
Enio Berga

Luís "ToneGuns" Galileu Tonelli disse...

Esse cara aí é um baita jogador de RPG. Não sei se ele vai lembrar, Mas eu, ele, o Didi (Elifas de Vargas) e Pedro Lermem jogavamos muito. Na casa dele, la no Sesi tinhamos até uma sala. Bons tempos em que jogos de mesa recebiam destaque.

Sucesso para esse cara.

Luís Galileu G. Tonelli