terça-feira, 29 de dezembro de 2009

...................................................E BOA VIRADA!


O que o Tempo faz com a gente ou o que fazemos com o Tempo?


Penso nisso quando vejo o Ano Novo já encostando na primeira esquina de 2010.
Ecologicamente, você já parou para pensar sobre o ano derretido? Ou pretende repetir as mesmas encrencas e insistir nas velhas mágoas do ano que termina? Chegou a listar tudo que pretende modificar ou fazer em 2010?

Sim, vivemos tempos de listas.


Os pensadores agora deram para discutir até o significado das listas que todo mundo faz:

os melhores livros, as melhores poesias, as músicas e filmes do século, os melhores restaurantes, as personalidades mais poderosas, os mais ricos, os mais interessantes, os mais bonitos, os mais corruptos... Vaidade. Lembram? Tudo é vaidade.

Mas, para o escritor italiano Umberto Eco “uma boa lista cria ordem" e jura que a gente adora uma listinha porque temos receio da morte. Aí fica listando tudo para se distrair.

Bom, a minha lista se resume em duas:
a do supermercado e a listinha das decepções de 2009.
Vou poupar vocês de ambas.

Voltando ao Tempo e as reflexões sobre o ano que terminou - faça uma lista com que o Tempo fez com você:
1.
2.
3.
4.
5.
6.
etc...

E uma segunda lista - o que você fez com o seu Tempo:
1.

Viu como perdemos Tempo com mesquinharias?
Como acumulamos rancores? Como nos queima a inveja? Como alimentamos raivas e negligenciamos amizades sinceras? Isso pra ficar só nas concepções naturais do ser humano.

Agora olhe para o seu armário entulhado de roupas e calçados que você não usa. Na cozinha - louças, potes e quinquilharias sem serventia alguma. Livros que não abrimos, discos que não curtimos mais, badulaques que você nem lembra que guardou no alto da prateleira. Livre-se disso, criatura!

Eu sei que para cada escolha existe um risco: perdemos ou ganhamos. Mas, para que juntar tanta tralha empoeirada nesse breve Tempo que estamos aqui? Misericórdia...
Consumismo, consumismo, consumismo.
E tudo se perde no artificialismo das relações, dos sentimentos.
Zeus, como a gente perde Tempo consumindo maus encontros! Fofocas, intrigas, mentiras, falsidades. É do mundo? É das relações sociais? Amphunffff!

Passe a régua em 2009. (Limpe seu blog também!)
O Tempo flui e dessa vida nada se leva – não dizia seu pai? Sua avó? E você ainda tem coragem de duvidar?

Então meu querido, aproveite o frescor desse ano que inicia e vá viver um grande amor nem que seja o último ou renove sua fé no atual.

Faça uma viagem sozinho para encontrar aquele eu que ficou para trás; volte a estudar - agora com prazer sem precisar provar nada para ninguém; esvazie as gavetas: divida, doe.

Livre-se de papéis, cartas e bilhetes: “nada mais senão uma coisa seguir a outra – dizia Herr Leibnitz.
Ouça mais música, leia mais – o que lhe acrescenta ou o que lhe diverte e sempre divida o conhecimento. Desligue a televisão e dê um clique no seu egoísmo: brinque com as crianças. Envolva-se com a natureza enquanto ela ainda existe. Converse com seus pais; ouça o que seus filhos têm para dizer. Economize críticas repressoras.

O Tempo parece uma fração do futuro, que nunca foi tão Hoje e nesse momento presente nunca foi tão partícula, grão, sopro. E num espaço ínfimo de Tempo, duas moléculas se encontram e temos aí o tal organismo complexo: Vida.

Ah, não esqueça da sua listinha...
Tim-tim!


* Minha crônica no Jornal Opinião, de Encantado.

7 comentários:

Anônimo disse...

Tim-tim pra voce querida! Saudades.

Foguinho disse...

Querida Laura, acho que se tiver que ter alguma dessas listas não vou esquecer de te colocar nela com total prioridade!Ehehehe...
Feliz 2010!Vou continuar te seguindo!Tudo de bom!

Laura Peixoto disse...

Ô Foguinho.... putz, caiu bem esse afeto! Valeu a força e uma boa virada de ano pnde estivéres com os teus!

serjao disse...

My Dear Frendi du Peitu:no ano que termina eu planejei, trabalhei, escutei, li bastante,viajei, dei gargalhadas (sometimes...)torci, vibrei, e, chorei, bastante, de emocao, celebrando a chegada de uma nova vida, e de pesar pela partida de outra... enfim, vivi por mais um ano junto aos meus, e tambem com todos voces, amigos do Varal.E por isso tudo, eu agradeco. Paz a todos e um Feliz Ano Novo. I love you Frendi.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Pois é Lady Laura, mais um ano que se vai que para mim foi, ou melhor, está sendo bom, pois todos gozamos de boa saúde. E tenho aqui na praia o Guilherme Luís nosso neto estrelense. Desejo um 2010 com muita saúde para todos os teus, filhos, netos e já soube do nascimento da “nossa” sobrinha, o que é mais um motivo de felicidade à família.
Dito isto, lavro um protesto já que nem todos os leitores do blog são moradores nessa região e eu sou um dos que ficaria contente em poder ler todas as crônicas que escreves nos jornais aí da região. Podes fazer isto por nós em 2010?

Laura Peixoto disse...

Dear Dahlen, a vida se resume nesses verbos mesmo... O bom é que ainda não nos tiraram a memória. Um beijo na Débi, obrigada pela companhia no Varal. Muito pra dipindurá em 2010... que seja só roupa limpa e cheirosa!

Laura Peixoto disse...

Herr Loeffler: boa virada!
Muita esperança e afetos em 2010!
Sim! Antonia chegou com saúde e iluminou a todos por aqui.
Abração!