segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

TAL MÃE, TAL FILHA...

Crianças antes do tempo. Vamos pensar sobre isso.

Mães que vestem as filhas como adultas. Mães que levam as filhas aos salões de beleza desde pequena e pedem para fazer “luzes” nos cabelos das crianças, pintar as unhas... Mães que compram sapatos de salto para as pitocas. E por trás, a mídia incentivando.

Psicólogos alertam: há cada vez mais crianças imitando as peruíces das mães. Mas a vaidade dessas mães está sublimando o mundo infantil de suas filhotas e virando um exagero. E da auto-estima ao narcisismo o caminho é curto. Dá pena das crianças, mas elas não tem culpa da estupidez materna.



"O maior problema" - assegura a psicóloga Rita Jonet - é quando a vaidade é construída e mantida "pelo egoísmo dos adultos. Há cada vez mais uma tendência para os pais e avós acharem muita graça nas crianças com jeito de adultos, seus gestos e suas expressões...


... porque gostamos delas à nossa imagem e semelhança."


“Os especialistas não têm dúvidas: para um desenvolvimento saudável as crianças não devem crescer antes de tempo.



A vaidade pode esvaziar a infância e transformar essas crianças em adultos fúteis e anti-sociais, pessoas que -para o pediatra Mário Cordeiro - ‘cultivarão as aparências e o faz de conta, para lá da idade em que é lícito fazerem-no. Além de superficiais, podem tornar-se muito agressivas’.





O jogo da vaidade ‘é perigoso e não compensa’ - diz outro psicólogo, Eduardo Sá - ‘Essas crianças terão maiores probabilidades de se tornarem "adultos avessos e solitários’.”
* Colaboração da Barbie para o mundinho adulto...

4 comentários:

Anônimo disse...

mas uma coisa tem que se admitir, a infância é uma invenção de pouco tempo atrás! foi apenas no ultimo século que ela surgiu e hoje está minguando, infelizmente, diga-se.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Lady Laura essas mães, cuja grande maioria é pobre, veem nisto a salvação da lavoura, ou seja, colocam as meninas no mercado muito cedo. A tendência é tornarem-se prostituas. Nossos filhos foram crianças e nossos netos também o serão ou me pego no pau com os filhos, genro e nora. A infância, ainda que pobre é linda e deve ser vivida plenamente. Vejo com frequência mães usando abusando de seus pimpolhos. Isto revolta e dá nojo, mas a lei assegura a essa gente desmiolada tal comportamento. Por certo são assistentes diários das novelas e dos big bostas da vida. Não sei de ONG alguma destinada a combater esta estupidez, Se sabes de alguma, por favor, me informa. Beijão nos teus netos.

Helena Beatriz disse...

Pois é, fica difícil querer manter as meninas como meninas, quando se procura por calçados por exemplo. A maior dificuldade é encontrar calçado de criança, o que a indústria tem produzido são miniaturas de calçados de adultos. Passo o maoir trabalho tentando achar sandálias e sapatos que não tenham salto, ou que sejam apropriados aos pés de minha filha. Acabo comprando produtos em saldões, onde as liquidações ainda trazem produtos "fora de moda".

heinz disse...

minha irmã tem a mesma queixa da helena quando quer comprar calçados pra minha sobrinha - 6 anos !

mas o engraçado é que assim como elas querem parecer adultas, essas mesmas meninas podem chamar uma 'senhora' com seus 20 poucos anos de coroa!?