quinta-feira, 24 de junho de 2010

CENTRAL REPERCUTE

“Interessante a matéria da Central. Muito interessante.

Só tive lá uma vez, visitando um amigo (aham), há muitos anos. Então não posso falar.


O que eu posso falar é do atendimento psiquiátrico que uma pessoa da minha família recebeu no Hospital Bruno Born e do dr. X há poucos anos: um lixo.

(Registre-se que o pessoal do CAPS é muito atencioso, mas quando é caso de internação a alçada deles acaba.)

O HBB e seus servidores não tinham o menor preparo para receber este tipo de doente. Mas como o dinheirinho do SUS pinga, eles "aceitam".

Que bonzinhos.
Gostaria de ver a prefeitura fiscalizar por lá.

A paciente tinha sido internada a força (com o apoio do CAPS, que acompanhava o caso). Minha mãe (mais de 70 anos), tinha que ficar com ela no quarto para cuidar para ela não fugir. Mesmo assim ela fugiu e foi segura por acaso por um médico que vinha entrando, na emergência.


Depois de 1 semana Dr. X resolveu dar alta, parece que o hospital tava em obras e tinham que desocupar o quarto.



O diagnóstico que ele deu foi contestado em uma clínica particular, 2 anos depois.
Para meu espanto, soube que ele era o único psiquiatra credenciado pelo SUS em Lajeado!?!


Incrível reserva de mercado hein, imagina o tempo que ele consegue dedicar para cada um. Vai ver a prefeitura não encontrou nenhum outro profissional à altura.


A única opção dentro do SUS então seria levar a paciente para o hospital em Ana Rech.


A falta de leitos psiquiátricos, subproduto de um "movimento antimanicomial" equivocado com o descaso governamental, já foi denunciada com veemência pelo SIMERS. Conseguir um leito no hospital de clínicas de PoA é que nem ganhar na loteria.


Ao menos agora, com a epidemia de crack, eles agora começam a ver o tamanho do buraco.

PS - Ainda bem que quando EU resolvi me internar (por causa principalmente do álcool, que eu consumia sem qualquer dificuldade em Lajeado desde que era menor de idade, o que hoje em dia estou certo de que não acontece mais porque a prefeitura deve fiscalizar pra caramba o cumprimento da lei), tinha um bom plano de saúde, pois se dependesse do SUS tava na fila até hoje.

PS 2 - Pior que isso só a Prefeitura de Santa Cruz e o Governo do RS dando incentivo pra fábrica de cigarros.”

Autoria Preservada




Nenhum comentário: