sábado, 26 de junho de 2010

TIROS NO AMANHECER



Esta semana, cedinho, dei uma caminhada pelo bairro e quase caí dura.
Dois homens brincavam com uma espingarda de chumbinho na esquina. Miravam em algo – lata ou ratão? - num terreno baldio e puxavam o gatilho. E riam. Divertimento de homem?
Armas sempre assustam. Ou fascinam. Ainda mais quando se fala tanto em desarmamento. Aquela imagem cedo, tão próxima de tudo e todos, um tanto surreal.
Corta.

A ONU divulgou um estudo intitulado “A Globalização do Crime: Uma Avaliação sobre a Ameaça do Crime Organizado Transnacional”. E revelou os dez países onde as pessoas mais têm armas de fogo:

1º. Estados Unidos: 270 milhões de armas em poder de civis
2º. Índia: 46 milhões
3º. China: 40 milhões
4º. Alemanha: 25 milhões
5º. França: 19 milhões
6º. Brasil: 15 milhões
7º. México: 15 milhões
8º. Rússia: 13 milhões
9º. Iêmen: 12 milhões
10º. África do Sul: 6 milhões

Mentiria, se eu dissesse que nunca quis ter uma arma. Meu pai guardava uma pistola pequena, de cabo de madreperóla branca. Nem sei o calibre. Mas parecia uma arma de bolsa. Ou de brinquedo. Não fui eu que herdei.

Melhor assim.

Um comentário:

Luís Galileu G. Tonelli disse...

Como dizia a camiseta de ator durante um filme do Adam Sandler: "Guns don't kill people, I kill people."

Eu acredito que a imprudência no uso de armas, isso é um perigo. Caço, cacei muito. Hoje não tenho mais armas em casa, já tive, mas legalizada.

Mas não só armas de fogo são um perigo, as "brancas" também o são. Uma faca de cozinha é perigo se mal usada. Então acho que vale o bom senso.

Os EUA tem garantido na constituição o direito de portar armas, isso faz com que consumam com tanta facilidade. Mas acredito que os números acima são oficiais, de armas registradas. O Brasil deve ter muito mais do que o registrado, com toda a certeza e isso é um problema.