quinta-feira, 24 de junho de 2010

MOMENTO COPA: APAGANDO O FOGO...

"Em três frentes a CBF procurou a TV Globo para tentar acabar com a crise provocada pelos palavrões de Dunga ao apresentador Alex Escobar.

O presidente da entidade, Ricardo Teixeira, procurou Marcelo Campos Pinto.

A TV Globo aceitou a reaproximação.
E o cargo de Dunga está mais do que ameaçado, mesmo se vença a Copa do Mundo.
Teixeira não quer o rompimento com a TV Globo.
Há vários acordos milionários entre a entidade e a emissora.

Mas Teixeira tratou de avisar a Marcelo que Dunga está tomando as suas atitudes de livre e espontânea vontade. Os palavrões do treinador a Escobar, na coletiva após a vitória diante da Coréia do Norte, foram a gota d'água para a emissora.

Desde que assumiu, ele resolveu acabar com os privilégios que a Globo sempre teve, como livre acesso aos jogadores e à Comissão Técnica.


Antes de assumir o cargo de treinador da Seleção, Dunga foi comentarista do canal a cabo Bandsports. Foi trabalhando como comentarista que ele viu toda a confusa situação na Copa da Alemanha. Estava lá. E jurou que como ele seria tudo diferente.

Já começou em Teresópolis mandando desmanchar tendas especiais da emissora.
Passou a proibir jornalistas da emissora mostrando momentos íntimos da Seleção, como o trajeto para os jogos nos ônibus.
Barrou as entrevistas exclusivas.
Não teve como impedir jornalistas da emissora em vôos da Seleção, mas não os deixa sair antes dos jogadores para os filmar chegando ao local onde o time vai jogar.

Muito menos conversar com os atletas.
Ele não tolera alguns jornalistas específicos da emissora.
Até pessoas que a emissora sabia que Dunga não gostava perderam seus cargos.
Depois do que aconteceu com Escobar, há uma ordem expressa para os jornalistas da Globo não darem entrevistas aqui em Johannesburgo.


Só que em off, há a confirmação do imenso mal estar com Dunga e há muito tempo.
O técnico já reclamou que a emissora chegou a pedir entrevistas a uma hora da manhã a seus atletas, nos Estados Unidos.
E que os repórteres estão acostumados ao abuso pela Globo ter os direitos de transmissão dos jogos da Seleção.
Dunga respeita poucos jornalistas no mundo.Entre eles, William Bonner e Fátima Bernardes. Eles o convenceram a ir para o Jornal Nacional depois da convocação definitiva para a Copa de 2010.

Os executivos da Globo acreditaram que tudo estava resolvido.


E os executivos da emissora mandaram cerca de 280 profissionais aqui para a África do Sul.
O 'Exército Verde' porque todos usam a camisa verde do uniforme.
Todas as estrelas do jornalismo da emissora estão aqui na África.
Vieram cheias de pautas para serem feitas com os jogadores.
Só que Dunga barrou a Seleção.

E para todos os veículos, inclusive a Globo.
São apenas dois jogadores por dia dando coletiva e depois treino apenas para ser filmado. Na semana passada, ele resolveu ainda fechar os treinos. Nem imagens foram permitidas.A emissora teve de espalhar jornalistas pela África do Sul para buscar matérias.





Isso teve um custo inesperado, caro e improdutivo.A audiência está mesmo com os jogadores.O repórter Mauro Naves conseguiu uma exclusiva com Robinho na segunda folga em Johannesburgo.
Dunga deu uma enorme bronca no jogador. O atacante foi obrigado a pedir desculpas a todo o grupo.

E jurou que não cairia no 'mesmo erro'.Com os treinos fechados, os patrocinadores também reclamaram. Os treinos são as grandes vitrines para os 11 patrocinadores que racham R$ 220 milhões à CBF.

Eles investem tanto para aparecer nas tevês.
Dunga sozinho está travando esse forte interesse econômico.
A emissora chegou mesmo a negociar com Ricardo Teixeira entrevistas de jogadores para entrar no Fantástico de domingo.




Dunga vetou. E foi além. Há um espaço reservado para as emissoras que são donas do direito de transmissão das partidas da Copa.
Fica à beira do gramado.

Os destaques dos jogos sempre param ali para darem entrevistas.

Só que no último domingo, Dunga não deixou seus atletas falarem à Globo, os retirou, gritando 'vestiário' e sabotou também essas exclusivas que tinham o amparo da Fifa.

Os palavrões do treinador a Alex Escobar foram o último abuso.
A emissora carioca fez um editorial forte, respondendo a Dunga no Fantástico.

Para evitar que tudo ficasse pior, a CBF teve de entrar em várias frentes para se desculpar com a Globo. Isso desagradou, e muito, Ricardo Teixeira.






"Meu futuro na Seleção Brasileira depois da Copa de 2010 depende do doutor Ricardo", disse Dunga respondendo à pergunta do blog na coletiva de convocação do time que está na África.


Há compromissos de dezenas de milhões de dólares com a Globo em relação à Copa do Mundo no Brasil.

Só não pode afastá-lo agora para não atrapalhar a Seleção. Mas os dias de Dunga parecem estar chegando ao fim. Graças à sua postura radical e agressiva.”

Cosme Rípoli

Enviado por Lauro Dieckmann
Leia na íntegra:
http://esportes.r7.com/






4 comentários:

Anônimo disse...

FINALMENTE ALGUÉM TOMOU UMA ATITUDE EM RELAÇÃO AS "PREFERÊNCIAS" CONCEDIDAS A REDE GLOBO! Fico muito feliz que este "alguém" é gaúcho e colorado. Não ia com a cara do Dunga, mas com as últimas que ele esta aprontando, merece nossos parabéns!

Anônimo disse...

O Futebol está fadado ao mesmo destino que a Fórmula 1 teve..
Hoje em dia pouca gente comenta sobre a F1 ou assiste corridas..
No passado até os cães e gatos das casas assistiam esse esporte na tv..
A ganância tomou conta e o Rubinho deixava o Schumacher passar prá ser o campeão sempre..Essa atitude imbecil ajudou a terminar com o interêsse para com a Fórmula 1..
O caso do Dunga vai desmembrar pior depois da copa pois ele vai abrir o bocão logo depois de ser demitido e jogará os podres da Globo e CBF todos em outras emissoras que certamente vão contratá-lo para ver a Globo ser desmascarada...
A Globo sabe que seus dias de domínio total estão por acabar..
Já quem mais perderá nisso tudo é o telespectador que assiste a esse circo entre jogadores , globo , dunga e patrocinadores ávidos todos eles por grana , sem poder dizer nada e ainda tem de assistir ao maior chuncho que é o futebol no brasil e agora no mundo..
Lamentável o que a fome de poder e grana faz com o mundo..

Chimarrão disse...

Neste momento me envergonho + me curvo à realidade, o capitalismo fala mais forte que o próprio nacionalismo. O sentimento patriótico que vá para a cucúia, pois interessa aos senhores do poder - Leia-se Globo e Teixeira - os milhões despejados para mandar na telinha. Mais uma vez é de se conclamar. Assistam o jogo do Brasil amanhã em qualquer canal, menos na Globo. Vamos acabar de ser marionetes do capitalismo que manda neste país. Dunga explodiu e todo ser humano tem limites. Se o tirarem da seleção, mesmo se for campeão, ele já cumpriu sua etapa, honrando seu país e não "beijando o dinheiro", como o presidente da CBF, aliás um homem que em seu recente passado teve envolvimentos bem escusos e parece, foram tapados com a peneira, talvês com o dinheiro que vem da Globo, infelizmente.

Diego disse...

Fiquei mais fã do Dunga depois dessa. hehe