quarta-feira, 23 de junho de 2010

SAÚDE NA BIBLIOTECA

Até parece que os alunos do curso de História da Univates e a Biblioteca Pública Municipal de Lajeado fizeram um convênio: pesquisa no Arquivo Histórico e expô na biblio. Assim as pesquisas não acabam direto no fundo das gavetas e a gente pode dar uma bicada curiosa e assuntar por aí.


Agora é a vez de Luis Pedro Werle mostrar sua pesquisa “Saúde pública de Lajeado no período de 1910 a 1939”, revelando que naquela época, especialmente no interior, as pessoas doentes eram tratadas em casa pela família, pois muitos não acreditavam em médicos e sim, em medicamentos e cuidados naturais.

A exposição apresenta documentos enviados pelo Estado a Lajeado, demonstrando a preocupação com a saúde pública, higiene e meio ambiente, como uma Circular de 1918, vinda da Diretoria de Higiene do Estado do RS, questionando sobre o que o município vinha fazendo para diminuir as problemáticas na saúde.




Picasso


Mesmo no passado tão distante já havia uma preocupação sobre as instalações dos cemitérios e matadouros, por exemplo, bem como a destinação correta dos dejetos humanos.


“A questão era saber se as pessoas bebiam água de poços próximos a cemitérios e matadouros”, explica o expositor.

A mostra ainda traz fotos de enfermeiras e mulheres de médicos que ajudavam a lavar as roupas dos doentes nos arroios.

“Outro fato interessante que constatei em minhas pesquisas foi de que, a maioria das pessoas que viajava de barco pelo Rio Taquari para Porto Alegre ou Taquari, voltava trazendo doenças, principalmente a desinteria.”


Até dia 26. Passe por lá!

Nenhum comentário: