quarta-feira, 23 de junho de 2010

ENTREVISTA 3 X 4

O historiador e escritor Jose Alfredo Schierholt, 75, será o patrono da 5ª Feira de Livros de Lajeado, no Parque do Imigrante, durante os dias 11 a 15 de agosto.

Ele que já foi distinguido com a honraria em outras feiras (Estrela, Ceat e Unicshopping) agora é lembrado pelos organizadores da feira SESC, Prefeitura e Univates, que prestam a homenagem, valorizando sua trajetória na pesquisa da história do Vale do Taquari:



São mais de 40 anos dedicados à memória da região, a conferir nos 11 livros impressos além de 4 livros virtuais e chegando nos próximos meses: “Cruzeiro do Sul e sua história”.

Shierholt nasceu em Hulha Negra. É casado com René Alievi Schierholt. Em 1971, saiu de David Canabarro e se instalou em Lajeado. Aqui tornou-se pai de Leandro, Saionara e Andréia. E avô de Artur e Vinícius.


Em dezembro de 1993 recebeu o título de cidadão lajeadense ao lado de Nelson Eggers, Sérgio Bertoglio e Leonório Bortolini.

1- Qual foi a maior lição que você já recebeu e quem a ensinou?
A de valorizar a vida que tenho, aproveitando bem todos os dias em coisas que vale a pena. Quem me ensinou foram três seqüestradores que me apontaram seus revólveres em 14-7-1989.

2 – Três razões pelas quais vale a pena viver:
A expectativa da recompensa de tudo o que eu praticar de bem.
Só se consegue superar as dificuldades com senso de bom humor.
Aplicar a capacidade toda nas coisas que estiver fazendo.

3 - Quem faz muita falta nos dias de hoje?
No Brasil? Um líder como Mandela.

4 – O que você gostaria de aprender que ainda não aprendeu?
A conviver com mais paciência e esportividade com as pessoas que pensam/agem de modo diferente.

3 comentários:

Telma Scherer disse...

Admiro o seu trabalho e aprendo muito com seus livros. Tomara que aproveitem a oportunidade para aprofundar e discutir questões sobre a memória e a cultura de Lajeado. A meu ver, preservar a história é importantíssimo nesse momento da cidade. Além de preservar e divulgar a bela produção do nosso principal historiador, penso que há necessidade também de discutir as várias facetas do nosso passado. Lendo com zelo os livros do autor e refletindo sobre eles sem medo é possível encontrar nuanças surpreendentes.

. disse...

Pois foi lendo as obras do professor Schierholt que aprendi também a gostar da história do Vale do Taquari. Num pais em que a cultura não é prioridade só podemos enaltecer o seu trabalho.Merece nosso reconhecimento.
Alício

serjao disse...

E muito, mas, muito bom mesmo, principalmente para aqueles cujos avos e bisas "levantaram" esta cidade sob muito suor e sangue e bom saber que existem individuos como o Professor Schierholt que atravez de seus livros nos deixa gravada a historia de nosso vale e seus primeiros habitantes, e permitindo assim que, um dia, nossos netos possam tambem acessar essa informacao para saberem de onde viemos e quem somos!E muito importante nao esquecer.Congratulations Professor.