domingo, 24 de outubro de 2010

56ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

Quem não viaja no próximo feriadão, pode conferir a Feira do Livro na capital gaúcha. De 29 de outubro a 15 de novembro, na Praça da Alfândega e no Cais do Porto de Porto Alegre.

Feira que nasceu em 1955 no mesmo local e caiu no gosto do povo. Mas, devagarito... Pois foi preciso achar um lema: “Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo"

Um dos mais tradicionais eventos culturais da cidade, a feira recebe anualmente mais de um milhão de pessoas, que visitam as cerca de 160 barracas e participam de uma intensa programação de sessões de autógrafos, seminários, debates, mesas-redondas e apresentações artísticas. É considerada a maior feira de livros a céu aberto das Américas.

Esse ano o patrono é o folclorista Paixão Cortes, 83 anos, que revelou que nos primeiros anos o movimento era tão fraco junto às barracas que os livreiros deixavam elas sozinhas e iam tomar um cafezinho no bar do Matheus, do outro lado, junto a rua da Praia. E espreitavam de longe : quando viam alguém se aproximar da barraca,corriam pra atender, na esperança de vender alguma coisa.”

Chupado do http://www.deolhoseouvidos.com.br/

Esse ano o destaque será a vida e a obra de Clarice Lispector.

No dia 15 de novembro, o norte-americano Benjamin Moser, autor da primeira biografia internacional da escritora participa do bate-papo “Biografias, diários, memórias e correspondências de Clarice Lispector”, que ocorrerá às 17h, no Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Érico Verissimo.

Após o evento, será realizada a leitura dramática “Momentos de Clarice”, com textos da autora interpretados por Eleonora Rizzo, Ida Celina e Vika Schabbach.

Na mesma tarde, os leitores poderão acompanhar, ainda, a exibição do Documentário Clarice Lispector, com a última entrevista da escritora, concedida ao jornalista Junio Lerner, em 1977.

Outros eventos prestarão também homenagem à escritora, que completaria 90 anos em dezembro de 2010.

Nenhum comentário: