quinta-feira, 28 de outubro de 2010

E O TEMPO DISSE ALGO?

“Quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva traçou como objetivo destravar a economia, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) entrou na alça de mira do Palácio do Planalto.

E um dos entraves ao desenvolvimento, avalia o presidente, para a tristeza de sua ministra de Meio Ambiente, a ambientalista Marina Silva.

Qual dos dois tem razão, só o tempo vai dizer.

Hoje, porém, a verdade é que o Ibama tornou-se uma usina de irregularidades administrativas, fato reconhecido tanto pelo presidente como pela ministra. O passivo financeiro acumulado pelo Órgão é a imagem desse caos.

(...)

O emblema das peripécias administrativas do Ibama esta nos contratos de locação de helicópteros para servir aos fiscais.

Embora o Órgão tenha um convenio com o Exército para usar aeronaves militares — o que tornaria o serviço muito mais em conta para os cofres públicos —, tem optado por contratar empresas de táxi aéreo.

Alem de sair mais caro, os diários de bordo das aeronaves nem sempre condizem com a atividade-fim do Ibama, conforme aponta um relatório de auditoria preparado em 27 de dezembro passado, ao qual ISTOE teve acesso.

Nos relatórios de vôo, há irregularidades mais graves.

Num deles, um mesmo piloto consta como estivesse a bordo de dois helicópteros ao mesmo tempo. Presidente do Ibama desde o inicio do primeiro mandato de Lula, o medico amazonense Marcus Barros esta de saída. Seu substituto ainda não foi escolhido.

Enquanto se define o futuro do Órgão, um grupo de servidores tenta consertar o passado.

Um calhamaço repleto de denúncias acaba de pousar na Controladoria Geral da União e no Ministério Público.

Um dia, alguém terá de prestar contas.”

Rodrigo Rangel

Revista IstoÉ de 28 de fevereiro de 2007...


* Memória curta a minha. Muito curta. Mas quem será que deve prestar contas?

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é né ?
Com tudo isso que a Marina enfrentou qdo estava sentada no lado do Lula , com toda a tristeza declarada e ela agora fica em cima do muro na hora de dar um chega prá lá nesse pessoal que tomou de assalto o planalto..
Não que o Serra seja algo divino e maravilhoso , mas já que o Lula não fez o que devia no Ibama , a Marina deveria dar fõrça prá isso mudar , dando um voto e pedindo votos que foram dela no primeiro turno , prá o serra..Serria no mínimo lógico e inteligente da parte dela..
Por aí se vê que político é sempre a mesma coisa....Mas fez ?
Deixou rolar e disse que todos são independentes..
Depois chora miséria...
Basta observar as ações e se nota que político é canalha mesmo....