sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CENAS DE CAMPANHA


EDUCAÇÃO – O BRASIL NO RUMO CERTO

(Manifesto de Reitores das Universidades Federais à Nação Brasileira)

“Da pré-escola ao pós-doutoramento - ciclo completo educacional e acadêmico de formação das pessoas na busca pelo crescimento pessoal e profissional - consideramos que o Brasil encontrou o rumo nos últimos anos, graças a políticas, aumento orçamentário, ações e programas implementados pelo Governo Lula com a participação decisiva e direta de seus ministros, os quais reconhecemos, destacando o nome do Ministro Fernando Haddad. (...)

“Finalizamos este manifesto prestando o nosso reconhecimento e a nossa gratidão ao Presidente Lula por tudo que fez pelo País, em especial, no que se refere às políticas para educação, ciência e tecnologia.”

Entre tantos doutos do país, os nossos aqui do quintal também assinaram:

Maria Beatriz Luce – Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Antonio César Gonçalves Borges - Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Carlos Alexandre Netto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Miriam da Costa Oliveira – Univ.. Fed. de Ciênc. da Saúde de POA (UFCSPA)

Felipe .Martins Müller - Universidade Federal da Santa Maria (UFSM).

João Carlos Brahm Cousin - Universidade Federal do Rio Grande – (FURG)

* E os da Univates? Da Unisc? Unisinos? La Salle? Ulbra?

9 comentários:

Anônimo disse...

sempre os mesmos pelegos.
o aparelhamento estatal é forte.
e só pra constar, o manifesto é justamente das faculdades federais, por isso nao aparecem as particulares.

Anônimo disse...

Tenho certeza que algumas destas universidades particulares também compartilham desta opnião, pois só na turma em que estudei na UNISC, 6 pessoas, incluindo eu, conquistaram o tão sonhado diploma através do projeto PROUNI, projeto este criado pelo nosso então Presidente Lula. Alunos estes que com certeza não teriam a oportunidade de frequentar uma universidade sem tal auxílio. Aí ouço falar que o atual governo só se cria pois ganha votos com aqueles que não tem cultura e educação. Qual seria então o interesse deles em oferecer a mim, aos mais 5 colegas e aos outros milhares de alunos a oportunidade de adquirir o conhecimento que só uma academia pode transmitir? A Unisc com certeza tem noção de que não teriam estes alunos em suas salas de aula sem este projeto. Assistencialismo? Não! Enquanto muitos reclamavam, eu ía num belo domingo fazer a prova do enem para comprovar que eu estava apta a receber este incentivo, que até então só existia para as Universidades Federais, que bem sabemos,está abarrotada de gente com condições financeiras de sobraaa...

Anônimo disse, disse...

Com certeza as Reitorias e Direções das nossas Universidades "comunitárias", entre elas a UNIVATES, tem motivos de sobra para subscreverem o manifesto.
Creio que o principal motivo que não o fazem é o mesmo pelo que poderiam fazer: são instituições comunitárias e não querem se indispor com correntes internas e da sociedade que não concordam que educação deve ser direito e de acesso a qualquer cidadão.

Anônimo disse...

Pq não assinaram ?? Pq não são Federais ?? Nesta hora, apesar da vitória ganha com as esmolas do nordeste, tudo vale para assegurar a continuidade no loteamento de cargos. E se tem alguma coisa de boa nestes loteamentos Laura, é que não precisa destruir o meio-amnbiente, mas em compensação o nosso bolso???

Luís Galileu G. Tonelli disse...

Parabéns ao amigo mais acima que com o PROUNI e mostrando serviço está hoje com seu diploma na mão. Uma pena para mim, que em 1998, sob o governo FHC não tive essa oportunidade de utilizar um programa tão justo e que qualifica o estudante usando critérios de renda, desempenho e oriundos do ensino público. Eu, por condições financeiras familiares não poderia custear minha estada na capital, ou outra cidade que abriga as Universidades Federais. Tive de trabalhar para sustentar meus estudos aqui em Lajeado. Graças a muito esforço e incentivo hoje usufruo de um curso de Mestrado em Física no melhor instituto de Física do Brasil em 2009, IF-UFRGS. Recebo uma bolsa também federal graças ao meu desempenho e comprovação de resultados.

Espero que os meus alunos atuais também possam usufruir dessas possibilidades e por isso ainda me mantenho nas escolas estaduais. Acredito na educação pública e espero poder ajudar aos que hoje estão em minhas salas de aula a conquistar suas metas na educação e será possível graças a esse fantástico programa elaborado pelo nosso futuro governador Tarso e de posse do PT.

Anônimo disse...

Vergonha nacional.....onde está nossa consciencia crítica.

Anônimo disse...

Os intelectuais também manipulam a galera....reage Brasil.

Luís Galileu G. Tonelli disse...

Engraçado é que aqui ninguem chamou o Presidente de poplar com intento de ofender ou mesmo criticou.

Anônimo disse...

Tenho convicção que ainda verei o dia em que estes dois da foto serão somente uma, foto.