quarta-feira, 16 de março de 2011

BUENOS AIRES: O SEGREDO DE SEUS OLHOS

Juan Jaures 735 - Almagro
Jornalista brasileira, mestranda em Relações e Negociações Internacionais pela Flacso/Argentina  e Universidade de Barcelona,  Gabriela G. Antunes mora em Buenos Aires e assina o http://conexaobuenosaires.wordpress.com/
recheado de dicas sobre a cidade. Como sei que muitos estão contando as milhagens para visitar a capital argentina na Páscoa, confiram as dicas de quem sabe das coisas:

Um conselho para quem vai a Buenos Aires  pela primeira vez...
“Peloamordedeus esqueçam a Calle Florida! Façam um esforço para conhecer a cidade de verdade. Evitem os roteiros mais batidos.

A Buenos Aires de compras, outlets e shows de tango puramente turísticos é completamente diferente da Buenos Aires sublime que conheço. Acreditem, existe vida além de Puerto Madero, Plaza Francia, Café Tortoni, Caminito e Calle Florida.
Quem vem a Buenos Aires e fica preso a este roteiro comeu a casca e jogou a banana fora. Aventure-se por Almagro, vá comer em um bodegón de barrio, deitar na Praça de Barrancas e tomar sol com os porteños, ler um pouco na livraria Eterna Cadencia, dar uma volta pelo bairro residencial de Colegiales, qualquer coisa que te coloque dentro do verdadeiro passo da cidade.
Outra coisa da qual não sou muito fã são as famosas “cena show de tango”, acho uma verdadeira extorsão. Um bom tango não requer meia arrastão, quilos de gel no cabelo e nem jantar. Está nos velhinhos apaixonados, nos clubes de bairro e em lugares mais tradicionais. Faça o esforço de perguntar para os “nativos”, vale a pena deixar um pouco de lado o espectro “espetáculo” e entender melhor a cultura por detrás da dança.”


O que não pode faltar em uma visita a Buenos Aires?
“Uma visita à Catedral do Tango (Sarmiento 4006). É um dos lugares mais espetaculares da cidade. O cenário, as pessoas, o tango, fazem desse lugar um templo para quem gosta do estilo.
Um brunch de domingo em Palermo Hollywood, perto do mercado de pulgas, pode ser no Oui Oui (Nicaragua 6068).
Um fim de tarde de domingo na Plaza Armênia com as famílias, as crianças no parquinho, os turistas, as pessoas descoladérrimas de Palermo.
Um pedaço de pizza na Guerrín (Avenida Corrientes 1368).
Uma bela caminhada nos Bosques de Palermo.
Uma volta de subte, não dá para vir a Buenos Aires e não tomar o metrô. Comer uma boa parrillada ou pelo menos um choripán.
Não posso indicar a melhor porque sou tão desprovida de discernimento carnívoro como sou de opiniões enólogas. Mas, gosto do La Cholita (Rodriguez Peña 1165): bom, barato e sem frescura.”

2 comentários:

Anônimo disse...

Quem realmente visita Buenos Aires não fala da cidade, isto é coisa para agências de turismo... Agora quem quer dizer que foi a Buenos Aires fica se apresentando negativamente desta forma, querendo ensinar os outros o que fazer nos lugares que visita... RIDÍCULO!!

Anônimo disse...

buenos aires é legal, mas nada de mais. mil vezes o rio!