sexta-feira, 11 de março de 2011

DO JEITO GAUCHO DE SER

A agência de publicidade DCS de Porto Alegre lançou o livro “Postais Rio Grande do Sul” que traz dados reveladores sobre os hábitos, o pensamento e as preferências dos gaúchos. Ao todo foram entrevistadas 1.200 pessoas em 20 cidades, no primeiro semestre de 2010.

Lajeado, Santa Cruz e Cachoeira do Sul fazem parte do retalho centro-oriental: 63 pessoas responderam à pesquisa. São os representantes de como percebemos o nosso eu aqui neste rincão dependurado na pontinha do Brasil.

Vocês sabiam que o nosso sonho de viagem é conhecer a Bahia? E que somos os conterrâneos que menos acreditam em vida pós-morte? Tintim por tintim na pesquisa.

Mais: os entrevistados da nossa região pensam que Getulio Vargas e Bento Gonçalves são os vultos históricos que tem a cara do Rio Grande do Sul, ou seja, um ditador e um militar revolucionário. Esqueceram do Sepé Tiraju?
Mario Quintana e Elis Regina foram os artistas lembrados para compor nossa face gaúcha. Em outras querências, o artista de maior expressão citado foi Paulinho Mixaria. (Dessa escapamos!) Lembrei de Érico Veríssimo porque, de acordo com a pesquisa, nós - os altivos e ilustres descendentes macanudos - temos por hábito ler 1 livro a cada 4 meses.
Aposto que é a maior média nacional.



Photo by Eduardo Amorim

Quando questionados sobre o atleta que teria a cara do Rio Grande, os pesquisados da região centro-oriental não souberam responder.
Bha, esqueceram do Dunga?
Ironia das ironias, os das outras regiões responderam - logo ele que não se importou com a torcida azul – “Ronaldinho”. Lembrado por 33% dos entrevistados.

E como os representantes da nossa região acham que somos vistos pelos brasileiros? 13% acreditam que somos hospitaleiros; 11% trabalhadores e 7% grossos.

E somos mesmo hospitaleiros? Muitas vezes não temos a capacidade de cumprimentar o vizinho. Perfil chucro, desconfiado e amargo como o mate - na minha mísera opinião que ninguém quis saber. Nossos representantes na pesquisa acreditam que o povo da região centro-oriental pode se considerar “Calmo”.
Ahã, mas vejo que o buraco é mais embaixo quando sopra o vento norte.

Por fim, a palavra que é a cara da nossa região?
37% acham que é a Alegria. 24 % Aconchego. 21% Hospitalidade e 16% disseram que é a Beleza. Muito justo porque por estas bandas todo mundo traz na hereditariedade um pouco de Gisele Bündchem e Ana Hickmann.

Então fica combinado que entre maragatos e picapaus, gremistas e colorados, entre o céu e a terra farrapa muito mais ainda há de se conhecer e descobrir por estes pagos nativos.

 O livro “Postais Rio Grande do Sulnão está à venda. Interessados podem entrar em contato por email com miltinho.talaveira@dcsnet.com.bbr

* Crônica publicada nos jornais A Hora de Lajeado e Opinião, de Encantado.

Nenhum comentário: