sábado, 19 de março de 2011

SUPERLUA


Photo by Antonio Lacerda

No dia 18 de fevereiro, na beira da praia do Hermenegildo, uma lua evaporou do mar e surpreendeu  nossos instintos. Não era uma lua qualquer. Era uma superlua. E, se parecia tão grande, era porque estava bem pertinho da nossa grande casa: 356 574 quilômetros vivendo a sua tpm, ou melhor, o perigeu.

Foi o astrólogo norte-americano Richard Nolle na revista "Horoscope” que apelidou o nosso querido satélite de superlua.
Agora até a comunidade científica usa o termo para descrever o fenômeno que acontece umas quatro a seis vezes por ano, durante as fases de cheia. E a influência  é tão grande que sua tpm que acaba provocando grandes marés, fato observado pel os pescadores científicos  desde 1978.   Sempre tem um desconfiado que associa a superlua à tragédias. Nem dá para acreditar que lua tão linda fosse tão vingativa pela estupidez humana.

Então, hoje, uma lua esplendorosa, bem cheinha e muito brilhante, poderá subir aos céus, onde estará sentada a direita do deus pai, a partir das 18h52.

Fique esperto:  ao final de 2011 haverá mais quatro: uma fase de lua cheia e as restantes de lua nova. A próxima será na noite de 18 de Abril, preparando o feriadão de Páscoa.

Não sei se realmente ela tem algo a ver com s disfunções da natureza aqui na Terra, mas para os poetas e amantes, o seu belo luar é muito inspirador...

7 comentários:

Anônimo disse...

A lua desta noite de 19 de março observada ás 21 e 43hrs estava na mesma posição da noite anterior e sem alteração alguma em seu tamanho...
Observação feita em lajeado com céu limpo e sem nuvens..
Faiô !

serjao disse...

Pois olha tche, aqui pelo hemisferio norte, mais precisamente Mamaroneck, fui levar a doggie pra ultima mijadinha du jour, la pelas 20:15 , e a lua tava grande tche. Ate me caguei de susto pois tinha me esquecido deste tal de "perigeu" e pensei que o cabernet tava me pregando um trote. Ate chamei a frau e ela me confirmou:foi o tal do "perigeu" mesmo. Entao ta!

Anônimo disse...

Pode ser !
Mas aqui não houve isso....Aliás em outras datas , já observou-se a lua muitíssimo maior com destaque para sua posição estar bem rente na linha do horizonte..
Ontem domingo , mais uma observação ás 21 e 30 e a lua estava na mesma posição do sábado e com o mesmo tamanho de sempre !
Pode ser q a posição geográfica de quem observa é q faça a diferença..

serjao disse...

Bao, hic..entao..hic... na prochima..hic...nao eshqueche o cabernet..hic,hic......

monica disse...

hahaha...boa, Serjão! só pode ser o cabernet, mas prefiro o carmenere.
Lá em floripa, nos Ingleses, a lua tava normal, eu não notei diferença, até corri pra beira da praia. Diante de tanta propaganda, não queria perder o espetáculo.
Já vi luas maiores, vai ver faltou o "carmenere" ou a smirnof ace...

Anônimo disse...

em lajeado tudo sempre é diferente e pior. segundo alguns frequentadores destas paragens.

Anônimo disse...

em lajeado tudo sempre é diferente e pior. segundo alguns frequentadores destas paragens.



Nem sempre..O problema de lajeado são algumas (muitas mas não todas) cabeças idiotas e imbecis , q se acham mais e mostram , ostentando posses materiais apenas , que na verdade são de menos em moral e caráter..Só...