sexta-feira, 18 de novembro de 2011

AH, TAQUARI.... SAI DESSA!

Taquari: a estagnação na economia local pode ser visualizada no comparativo com os demais municípios da região.

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado no começo do mês pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), deixou Taquari na 409ª posição entre os 496 municípios do Estado.

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde.
Entre os municípios do Vale, a cidade-mãe está entre as cinco últimas colocadas, à frente apenas de Paverama, Tabaí e Sério.

O prefeito de Taquari, Ivo dos Santos Lautert, acredita que o índice que está defasado porque utiliza dados de 2009. “Estamos fazendo um trabalho de olho no futuro”, salientou. Quanto ao dado do emprego, afirmou que uma empresa só se consolida depois de quatro anos. “Se ela não é sólida, não se estabelece. Não houve, ao longo do tempo, investimentos públicos na área e não tem como mudar estes parâmetros em quatro anos”, afirmou.
Paverama está na última colocação no Vale do Taquari.

3 comentários:

Anônimo disse...

Baita notícia para quem acha ruim o crescimento de Lajeado. Taí um bom lugar para se fixar residência e ficar perto da terrinha. Para quem ama o passado, Taquari cai como uma luva !!

Anônimo disse...

Acho meio contra-mão, pois não é caminho de passagem para outros lugares. Ao contrário de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio que é visível e caminho de passagem para demais localidades do RS. Desenvolvimento é coisa complicada de explicar e fazer. Como fazer o desenvolvimento local? Questão geográfica, cultural , sei lá. Será que apenas o investimento público é o requisito para o desenvolvimento?
Podemos pensar também que um desenvolvimento maior poderá gerar maiores problemas (habitação, saneamento básico, escolas, desemprego, etc) consequências funestas que alguns municípios já estão convivendo. Complicado!

Anônimo disse...

Realmente, é uma cidade perfeita para todos aqueles que não gostam do crescimento de Lajeado, se mudem todos para lá. Lajeado vai agradecer.