Agora, à noite, no momento em que a Univates divulga os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), os alunos exercem sua cidadania se mobilizando contra o aumento das mensalidades.
Conforme Assessoria de Imprensa da instituição: “O Índice Geral de Cursos (IGC) da Univates ficou com nota 4, numa escala que vai de 1 a 5, colocando a Instituição como referência em qualidade de ensino.”
- É tanto número que confunde a gente: mas no dia 17 de novembro o blog publicava outros números. Confira em http://lauramertenpeixoto.blogspot.com/2011/11/enade-resultados-na-regiao.html
Na avaliação, é levada em conta a média ponderada do conceito de todos os cursos avaliados. Para o reitor da Univates, Ney José Lazzari, o resultado consolida a Univates e confirma a instituição como uma das melhores do Estado.
“Este ano tivemos a avaliação da área da saúde e novamente fomos bem avaliados pelo MEC. A grande maioria de nossos cursos está acima da média nacional e não temos nenhuma avaliação abaixo do conceito geral nacional. O conceito 4 nos deixa entre um número seleto de instituições que alcançaram excelência em ensino.
Estamos entre as 77 melhores instituições privadas e comunitárias do Brasil”, afirma Lazzari.
O pró-reitor de Ensino, Carlos Cândido da Silva Cyrne disse que “O bom desempenho deste ano é a confirmação de que o esforço realizado pelos coordenadores de curso apoiados pela direção de centro foi efetivo. (...)
Outro aspecto a ser reconhecido é o empenho de nossos alunos na hora de realizar as provas, pois se estes não realizarem o seu melhor tudo o que se fez durante mais de quatro anos em um curso pode ser jogado fora.
A avaliação das instituições:
Ufrgs 4,30 UFSt Maria 3,71 Pelotas 3,50 Unisinos 3,37 Unisc 3,09 Univates 2,99
Sendo assim, aos nossos alunos o agradecimento pelo envolvimento ao mesmo tempo que convocamos os próximos a buscarem um resultado ainda melhor.”
Farmácia atinge nota 4 no Enade
O Curso de Farmácia recebeu destaque na avaliação do Enade, conquistando nota 4. (...)
* Conforme este blog:
Farmácia
Univates 3,05 Unisc 2,56
“Ainda foram avaliados os cursos de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia, que ficaram com nota 3, na média nacional.”
* Conforme este blog:
Enfermagem
UFRGS 3,06 Unisinos 2,68 Univates 2,72 Unisc 1,95
Nutrição
Unisc 2,65 Univates 2,53 Unisinos 2,43
Fisioterapia
Unisinos 3,39 Univates 2,72 Unisc 1,83
São pontos de vista diferentes. Assim como a manifestação legítima dos estudantes.
Na verdade, demorou para a galera se manifestar.
13 comentários:
Legal a manifestação dos estudantes, aprendendo cidadania e tal, mas, blogueira, vai se informar sobre as notas do MEC pra não misturar laranja com banana que são coisas diferentes.
Não sou verdureira: vi exatamente essas notas no site do MEC, no dia da divulgação.
Laura, eu respeito seu trabalho e sou fã do blog.
Sobre as notas do MEC, quando a nota, por exemplo, é superior a 2,94 já passa a ser considerado 4. Entende?
Por isso o IGC e a farmácia ficaram com 4, porque eles ficaram com índice 2,99 e 3,09, respectivamente.
Acredito que a Univates se saiu muito bem no Enade. Graças aos seus bons e batalhadores professores. Tenho o maior apreço por eles. Fiz 2 pós na instituição e sei q é uma batalha dura lecionar nos dias de hj. Mas, mantenho as notas q vi.
É isso ai...o povo não ta acostumado a lutar pelo que quer. Acho que a Univates ta cobrando muito caro pela qualidade que tem.
Se é instituição comunitária como dizem não precisa cravar a faca no coração dos estudantes todo o início de mês. Vamos lutar galera...e não só por isso, mas por tudo o que está errado.
Laura, suas notas estão corretas, mas é que o MEC arredonda em todos os casos, e esses são os conceitos oficiais. Portanto, os números que a Univates divulgou são os oficiais e corretos.
Pena que os professores só ensinam a conquistar seus direitos mas não praticam os seus ensinamentos ! Tenho vergonha da minha categoria!!
CREIO EU AQUI, QUE O DIREITO DE CIDADANIA APLICADO PELOS ESTUDANTES DA INSTITUIÇÃO NÃO REMETEM AO JULGAMENTO DO MEC.
MAS SIM DE UM MOMENTO DE TRANSIÇÃO DE SUAS VIDAS, QUE MUITO PASSA PELAS MAOS DA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO.
VISTO QUE O AUMENTO, MAIS UMA VEZ, REFLETE DIRETO NO SEU CUSTO DE VIDA PESSOAL. JA QUE A FACULDADE QUE ELES ESTUDAM RETIRA DELES PERTO DE 70% DE SUAS RECEITAS (CONFORME PESQUISA FEITA PELA REVISTA ISTOE)
FICA CLARO QUE A MANIPULAÇÃO FEITA PELA MÍDIA,E PELOS ORGÃOS INSTITUCIONAIS QUE DEFENDEM A EDUCAÇÃO COMO "CAMINHO DA SALVAÇÃO", FAÇA A CABEÇA DE MUITAS PESSOAS.
SEM ESTRUTURA ALGUMA, ESSAS PESSOAS PAGAM UMA FORTUNA POR ALGO QUE REALMENTE NAO VALE.
EXISTEM DIVERSAS MANEIRAS DE SE DIFERENCIAR NO MERCADO, DE AGREGAR VALORES.
A NOTA DO MEC, MERA FORMALIDADE, PASSA LONGE DE SER UM PARAMETRO DE RESULTADO DE VIDA PESSOAL.
CREIO EU QUE O PROXIMO PROTESTO DEVERIA SER NA UNIMED.
VISTO QUE SAO INSTITUIÇÕES QUE DEVEM SER EXPLORARADA PELA COMUNIDADE, E NAO EXPLORAREM A COMUNIDADE.
PARABENS A TODOS PELO DEBATE.
COMUNIDADE SÓ GANHA COM ISSO.
UM ABRAÇO A TODOS E PARABENS PELA UNIVATES POR TUDO QUE TEM REPRESENTADO E CONTRIBUÍDO PELO DESENVOLVIMENTO DA NOSSA REGIAO
Olha ai pessoal, tai a oportunidade:se aumentarem a $$, OCCUPY UNIVATES !!!!Ta na moda!
Aumento de mensalidade na Univates é sempre muito preocupante, já que se trata da segunda instituição de ensino superior mais CARA do RS, já que é filha única na região, então, pode dar a facada bem fundo de quem não tem condições de ir para fora estudar.
Essa é a merda de não haver concorrência. Fazem o que querem e o aluno que se dane.
Estão no ranking graça apenas aos esforços dos alunos... mais humildade.
Univates, cadê o selo da OAB?
Postar um comentário