terça-feira, 29 de novembro de 2011

USINA BELO MONTE


O sonho de quem apóia a construção vem desde 1975 quando iniciado os Estudos de Inventário Hidrelétrico da Bacia Hidrográfica do Rio Xingu.

Em 1989, durante o 1º Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, realizado em fevereiro em Altamira  (PA), um caiapó gritou:  “Kararaô vai afogar nossos filhos”, dando a senha para a manifestação dos índios.

Mas, para surpresa de todos, foi a índia Tuíra quem não se conteve com a ameaça aos pequenos de sua tribo. Antes dos homens, irrompeu diante do presidente da estatal – José Muniz Lopes - e o ameaçou com um facão que não parava de passar a milímetros do nariz do executivo.

A foto de Tuíra desafiando um aterrorizado Muniz correu mundo e ajudou a engavetar o projeto até meados de 1999.

A cena é reproduzida em jornais e torna-se histórica. Contou com a presença do cantor  Sting e da atriz Lucélia Santos.  O nome Kararaô foi alterado para Belo Monte em sinal de respeito aos índios.

Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula aprovaram o projeto.

E apesar de a obra contar com a antipatia do Ministério Público Federal (MPF), que vê nela uma seqüência de irregularidades, o projeto vai em frente. 

* Eu assinei a petição. E tu?
http://www.movimentogotadagua.com.br/assinatura

10 comentários:

Poliana Gabriela Santim disse...

Acho um absurdo fazer uma postagem falando que um indígena atacou uma pessoa. Primeiramente, nenhum indígena é violento. Eles precisam se defender das ameaças do homem branco. Este projeto da usina que se origina da época dos bandidos que controlavam o país e eles nem se preocuparam com o impacto para aqueles povos e o meio ambiente. Poxa, estes povos sempre se dão mal em detrimento do capitalismo. Eles querem viver lá, que é o lar deles. Que construam a usina em outro lugar ou não construam. Mas, não venha defender empresários que não prestam como Sr. Munis.

Anônimo disse...

Eu acho um absurdo esse movimento desses globais. Absurdo e engraçado também.
Pro país crescer, precisamos de indústrias, que precisam de energia. Com energia, elas produzem. E, produzindo, geram emprego e renda. Óbvio que as pessoas vão dizer "há outras fontes de energia". Não é à toa que são rotuladas de ecochatas. Porém, essa nova tecnologia ainda está cara.

Disso tudo, restam duas alternativas:
1) sugiro que o pessoal use menos o computador, que desligue a geladeira, etc, pois, senão, viveremos um novo apagão.
2) outra opção é estar disposto a pagar uma conta de luz mais cara, pois faltará energia em Pindorama. Mas, aí, de novo irão reclamar.

Por fim, aí vai outra informação:
Belo Monte ocupará apenas 0,01% da Floresta Amazônica.

Laura Peixoto disse...

...acho um absurdo uma Copa do Mundo num país sem saúde.

Anônimo disse...

Como dizia o ET bilú, busquem conhecimento:
http://www.youtube.com/watch?v=gVC_Y9drhGo&feature=player_embedded

Anônimo disse...

A copa do mundo é desculpa para roubar.... Coisas do Brasil

Anônimo disse...

Roubo e destruicao de nossas riquezas e direitos nao e' so' no Brasil, nao minha gente. Mas o Brasil tem sido um dos melhores campos de teste para o que vem por ai.
Nao se deram conta ainda que depois de quebrar os USA a Europa e Dubai, os Globalistas precisavam de novos palhacos para investir em negocios fantasticos, construir projetos megalomaniacos, endividar o povo e depois puxar o tapete para colher os lucros? Quantos brasileiros vao conseguir pagar seus emprestimos bancarios ate' a vespera das Olimpiadas? Se preparem para o "Dia Seguinte" pois, quem estiver devendo para os bancos vai ficar sem a casa e sem o FGTS. Quem ja viveu la' fora conhece bem o "dejavu". ACORDEM e ajudem a proteger a Amazonia antes que os Zionistas destruam nosso futuro.

Anônimo disse...

Isso me faz lembrar do que Henry Kissinger disse em 1973:

“Quem controla a comida, controla as pessoas;
Quem controla a energia, controla continentes inteiros;
Quem controla o dinheiro, controla o mundo.”

Nao esqueçam que a próxima vacina pode vir com o “chip”.
A tecnologia “nano” já permite isso.

Anônimo disse...

será que os ecochatos não irão se manifestar contra o lula e a dilmona? é no governo deles que o projeto saiu do papel.
falta só colocarem a culpa na coitada da Carmen Regina.

Anônimo disse...

Um absurdo, uma covardia esse gesto dessa desmiolada nativa. E se tivesse a intenção de machucá-lo como intervir antes do golpe? E teve gente rindo e achando uma graça disso. Política é uma arte. Este senhor teve muita coragem. Eu me cagava todo!

Lili disse...

"Belo Monte ocupará apenas 0,01% da Floresta Amazônica."
E o que mais Belo Monte nos roubará?? Obras superfaturadas que beneficiam a uns poucos e que refletem nos bolsos dos brasileiros ignorantes q acham q isso só ocupará 0,01% da Amazônia. Na vida de milhares de pessoas que serão privadas de seus direitos a saúde e educação por conta de dinheiro desviado...
Vale a pena ler o artigo:
http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2011/10/belo-monte-nosso-dinheiro-e-o-bigode-do-sarney.html