sexta-feira, 30 de março de 2012

ARTE SESC CONVIDA


As minhas primeiras imagens com conotação de Arte tem origem nos livros de história:  as ilustrações enciclopédicas da coleção  Mundo da Criança, as ilustras em nanquim d’Os contos dos irmãos Grimm...

Hoje sei que se não fosse os desenhos, eu poderia imaginar fadas e bruxas diferentes, só pela leitura. Mas elas “ensinaram” ou “informaram” como eram as bruxas e as fadas. E passaram a construir minha memória afetiva.
Essa imagem dos primórdios da infância ajudaram a  compor o meu interesse pela Arte. Fazem parte do que sou e dos meus interesses. Nortearam a minha sensibilidade  para o mundano, para ver as coisas ao meu redor, desde a cidade até minha caverna.
A minha consciência sobre Arte é muito diferente da professora que estudou Arte, que por sua vez é muito diferente da percepção de Arte do seu vizinho, que também é diferente da concepção de arte de um esquizofrênico, como Arthur Bispo do Rosário, 50 anos trancado num hospício.

Ou seja, cada um tem uma leitura muito pessoal sobre Arte. O próprio Picasso referindo-se ao seu famoso  painel Guernica, dizia: cada um vê o que deseja ver.
Assim, o meu estofo cultural vem de minha experiência de leituras, de visitas a exposições e museus, de viagens, e agora de bisbilhotar curiosamente o universo virtual.

O que é Arte? –zeusdocéu! Não pode ser apenas beleza, equilíbrio, harmonia, mas provocação, degradação. Não invento.  
O dadaísmo é  a negação da cultura, é o caos, e tem o seu maior expoente em Duchamp, com sua fonte- urinol transformada em arte:   “Um antiartista é tão artista quanto outro artista”. Deram credibilidade ao genial e hoje sacramentado como obra de arte e dezenas de réplicas ocupam espaços em diferentes museus.

Listei 40 movimentos artísticos  contabilizados em História da Arte:
Da arte rupestre ao Tropicalismo. Do abstracionismo a Pop art e por aí vai. Uns tem explicação psicológica, outros metafísica e outros não tem sentido nenhum...
Como se vê, e a quem interessar possa, estaremos trocando figurinhas hoje à noite, no Teatro do SESC, às 20h: “A Arte pode mudar a sua vida ... permita-se!” Ou seja, tenha liberdade  o suficiente para se envolver com a Arte. Se dê o direito.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tá afiada!
O debate vai ser bom!

Arte é por onde eu repiro no sufoco da vida...