terça-feira, 20 de março de 2012

OSCAR NIEMEYER: SEMPRE LUCIDO


"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, mas sim de camburão."

7 comentários:

Ismael Caneppele disse...

O cara planta brasília no meio do nada fingindo não saber que a idéia da cidade era, antes de mais nada, afastar as decisões sobre o poder dos olhos de todos, e agora vem com essa? hipocrisia não senhor arquiteto.

ada disse...

Niemeyer é arquiteto e traça suas linhas como um poeta e poeta é um sonhador portanto...

Bernildo disse...

Quem estudou um pouco de história do Brasil sabe que o Niemeyer apenas (como se fosse pouco) projetou a nova Capital do país. Quem escolheu o lugar foi o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Na visão do político mineiro, primeiro para retirar o poder do eixo Rio/São Paulo, onde o governo federal era refém da política local, principalmente do Rio de Janeiro. Segundo, para levar o desenvolvimento ao centro-oeste, até então esquecido pelo país que só valorizava o litoral.
Um pouquinho de história não faz nenhum mal para quem se propõe a ser um intelectual.

Ismael Caneppele disse...

um pouquinho de interpretação sobre a história faz menos mal ainda. ler o livro é bom, mas interpretá-lo é fundamental. do contrário, acaba-se acreditando em tdo o q está escrito.

Yuri Raskin Pospichil disse...

Niemeyer, acima de tudo, é um arquiteto, e como tal cumpriu seu dever de projetar a obra da qual foi encarregado. E mais, o fez com maestria de poeta. Não vejo hipocrisia nas palavras do velho, vejo decepção por ter colocado tanto esforço em um projeto que não é admirado como deveria, pois a sujeira que se formou em seu entorno e interior desviam completamente o olhar de quem observa a capital. No mais, concordo com o Bernildo aí em cima.

Bernildo disse...

Desculpe, mas onde está o erro de interpretação?
Mas culpar o Niemeyer pelas mazelas de Brasília é um erro.

Anônimo disse...

Ismael Caneppele vc é um mané!