quarta-feira, 9 de junho de 2010

TêTe À TêTe

STR
Pagava minhas compras no caixa do super, quando vi um senhor bem apessoado, um pouco mais de idade, passar de caixa em caixa para dar um bom-dia cordial as funcionárias e aos pontas de caixa. Fui atrás para saber quem era.


Colega de serviço de todos.

Atenciosamente, colaborando com o astral e dando exemplo para a galera...



Você faz isso na sua empresa?


Cartas

Ontem corri para a Biblioteca Municipal para conferir a mostra que o aluno do curso de História da Univates, Paulo Vinicius de Freitas, organizou: a troca de correspondência entre alemães e lajeadenses durante a 2ª Guerra. Muito interessante.


Toda pesquisa foi realizada nos Arquivo Histórico da cidade - disponível para pesquisa, com os devidos cuidados.


O que dizem os remetentes em Köln, Boppard e outras cidades nos anos 1946-47?

Relatam perda de parentes na “terrível guerra”. Uma tuberculose. Que o dinheiro não compra mais nada; de uma Alemanha pobre antes rica e exportadora; das dúvidas sobre a morte de Hitler e do desconhecimento de campos de concentração, entre tantas outras coisas interessantes.

Coube a Wolfgang Colischonn traduzir uma das cartas mais tristes da pesquisa:

"Tu certamente ouviste de minha irmã Maria o que a morte me roubou.

Inicialmente perdi o meu bom e querido esposo depois de ainda não termos completado 15 anos de casados e tínhamos quatro filhos pequenos dos quais nenhum estava liberado da escola.

Um ano depois, perdi o filho mais velho Edmund, um rapaz muito jeitoso que já me ajudava bastante, por causa de acidente.

No ano de 44, dia 3 de julho, perdi uma filha de 31 anos em virtude de operação no cérebro. Esta igualmente era para nós, em nossa atividade uma auxiliar importante.

E agora, depois que o nosso filho felizmente sobreviveu a esta guerra pavorosa e tinha sido libertado como prisioneiro do guerra, também este faleceu em decorrência de uma doença que trouxe da guerra. Ele tinha sido soldado durante 8 anos de dois meses. Mal ele estava meio ano em casa e então tivemos que entregá-lo à morte.

Sim, caro Fritz, tudo foi vontade de Deus e contra esta vontade não se pode ser, mas como tudo isto é horrível para uma velha mãe, ninguém pode imaginar quem não passou por tal situação também. "

* Excerto de uma carta despachada da aldeia Schönsternmühle, em 28 de dezembro de 1947.


Visite. A mostra foi prorrogada até dia 18 deste mês.

CLIMA DE COPA



A Casa de Cultura entrou no espírito canarinho e com simplicidade e bom gosto passa o seu recado com uma alegoria que lembra a todos que a Copa está começando.

MCDONALD ENVENENA
Uma porcaria, mas não sabia que podia matar…



A McDonalds vai recolher cerca de doze milhões de copos da coleção Shrek "Shrek Forever After 3D" por poderem conter uma substância nociva para os consumidores. Adeus para Shrek, Fiona, Puss n' Boots y Donkey.


O alerta foi lançado sexta-feira pela
Consumer Product Safety Comission - entidade americana responsável pela defesa do consumidor.


Segundo uma tal de Occupacional Safety and Health Administration, os copos contêm cádmio, uma substância altamente tóxica que integra alguns tipos de pilhas e baterias.



A gente continua vivo, por detalhe como diz a dra. Sônia.

6 comentários:

aga disse...

lgl essa mostra das cartas...

Lauro Dieckmann disse...

a primeira ilustração é do goya, né? da série pinturas negras, uma loucura.

Laura Peixoto disse...

due vecchio che mangiano - Francisco de Goya
mas invertido.
comendo, mas num tête-a-tête...
seriam homens? seriam mulheres?

Anônimo disse...

ô Laura, poderias ter citado o nome do aluno, né? Tudo bem, já citastes no outro dia, mas quem não leu o tópico anterior não ficou sabendo. Muito bonita a exposição, ele merece as homenagens.

Laura, teu blog também é dez. Continue assim! Dou uma passadinha aqui todo dia

abraço

Laura Peixoto disse...

Puxa, q lapso! Ja corrigi. Valeu!Desculpas ao Paulo!

Lauro Dieckmann disse...

ninguém entende as pinturas negras mesmo. ninguém consegue explicar pq ele entrou nessa, ele (goya) que pintava para a corte aqueles quadros tão certinhos. quem sabe todo artista não devia dar uma contribuição neste lado negro, mesmo os certinhos, tipo assis brasil, scliar, martha medeiros etc..., não é?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinturas_negras