quinta-feira, 14 de outubro de 2010

AS LIÇÕES DE COPIAPÓ

Fênix habitava o deserto e já vivia mais de 500 anos. Quando sentiu a morte se aproximando deu um jeito de se conservar mais forte ainda, por um processo de auto-combustão. É uma espécie de ave considerada o símbolo da ressurreição para os cristãos. Por isso a cápsula que “ressuscitou” os 33 mineiros chilenos, presos na mina de São José, no gelado deserto do Atacama, recebeu esse nome. Nada mais providencial.

Acompanhei pela tevê, madrugada adentro, quase sem respirar, o incrível trabalho de resgate desses trabalhadores. Cochilava no sofá e acordava a cada vez que aplaudiam e soltavam o grito de guerra dos mineiros pela libertação no cativeiro de cobre.

Tudo impressionou: a idade dos mineiros, entre19 e 63 anos. O tempo que escraviza um cidadão que trabalha enfrentando a umidade, o calor e o escuro desde os 12 anos por um pouco mais de 1.500 reais. O equilíbrio emocional e a resiliência desses homens para suportar pressões de uma convivência forçada num porão de 700 metros de profundidade. A liderança e a cooperação entre eles na divisão da água e da comida racionada nos primeiros 17 dias, quando ainda sem contato com o mundo externo. A esperança no resgate. Os óculos da Oakley que conferiu uma imagem hollywoodiana aos mineiros traumatizados com o futuro e seus pesadelos. Tudo me impressionou mesmo e, desculpe, até a gordura de suas mulheres enquanto eles se matam trabalhando para sustentá-las. A emoção do encontro, o afeto solidário e saudoso, o abraço de alívio, de fé.

Pelo menos esse desabamento na mina, desde o dia 5 de Agosto, deve incentivar não só pesquisas e estudos na Medicina, Geologia, Engenharia, Comunicação e Psicologia, como investimentos na Segurança. Infelizmente, cobaias forçadas pelo erro humano.

Fiquei pasma: existem 4.500 minas no Chile para 16 fiscais controlarem as falcatruas e a insensibilidade dos patrões no setor. As mineradoras que trazem tanta riqueza para o país e a retribuição: tolerância com as normas de segurança dos mineiros. Foi o que se viu: na mina de Copiapó apenas uma entrada. Poderia ter sido evitado se existisse o duto de ventilação que é também a saída de emergência. Com escada, claro. O mais elementar não foi cumprido a risca. Espero que os mineiros recebam uma polpuda grana de indenização, afinal, um bisavô de 63 anos não merecia ainda trabalhar numa mina, em atividades tão duras, tão pesadas, senão das piores. Na verdade, quando Mario Gomes sai de manhã e diz tchau para a família, essa despedida toma outra dimensão desafiadora: voltará com vida?

Com tanta tecnologia, tanta modernidade, com o homem explorando os céus e os planetas, a falta de segurança em minas como a de San José, deve ser duramente criticada no final destes 70 dias de absoluto terror e intranqüilidade.

Que a presença do presidente Sebastián Piñera, acompanhando as operações de salvamento, durante quase todo o resgate, sirva de exemplo a outros líderes mundiais. Ele que já tem no seu currículo político assistência às vítimas do maior terremoto no Chile em janeiro deste ano, agora se viu frente a outra situação quase catastrófica.

Por fim, Johnny Barrios, o 21º mineiro a ser resgatado, com duas mulheres lhe esperando... Esse deve lutar um pouco mais por sua liberdade. Não é um prato cheio para o Cinema? Com Javier Bardem e Penélope Cruz, por favor.

Enquanto penso tudo isso, não me sai da cabeça a imagem daquela grande roldana girando para salvar os 33 homens, por acaso, o mesmo número da idade de Cristo, quando crucificado. Sim, uma verdadeira roda da vida que tece o destino da existência daqueles homens e seus sentimentos de amor e alegria. Ou incredulidade pela sobrevida.

Há muito que aprender com os aplausos e esforços de Copiapó.


* Já descobriram mais ouro na mina. Já pensam em usar a capsula Fenix para viagens de turismo até o interior daquele inferno. Assim são os homens.


11 comentários:

Luís Galileu G. Tonelli disse...

Não conheço a mina de Copiapó, mas pude visitar uma mina na Alemanha, iso em 1997. Do que nos foi mostrado a segurança era o menina dos olhos. Por oportunidade fiquei hospedado 2 semanas na casa de um dos mineiros que confirmou todas as medidas de segurança. Espero que tais medidas estejam disponíveis e que se efetive a segurança em todas as minas. Mas se não me engano a pouco tempo, antes desse ocorreu outro acidente na China, não?

O Olho do Linceu disse...

Lição de primeiro mundo no resgate. Buscaram auxílio tecnologico nos USA. Se fôsse aqui estaríamos em parceria com Cuba ou quem sabe o Irã. Organização no local, sem invasões. Sem Carnaval. Liberdade para a imprensa, que foi profissional nas mensagens e imagens, enquanto aqui teríamos a liberalidade ou libertinagem da mesma. Lá como não tem a Fepam, não houve problema para alargar o túnel, como também o MST não apareceu dizendo que a terra é improdutiva. O nível escolar ficou marcado com o conhecimento de todos do Hino Nacional, cantado e não balbuciado de forma enganadora como ontem a noite no jogo do Santos com o Inter. Isto tudo é a herança dos milicos que limparam e organizaram o país, e agora estão novamente no poder, com o voto popular, que não aguentou esta esquerda miserável que vai continuar nos assolando. Parabéns Chile, sua lição não ficou somente no resgate, mas em tudo que o envolveu.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Os defensores da doutrina da direita vêem no Chile posterior a Pinochet um país exemplo. Verdade exemplo sim, mas péssimo exemplo. Um dos resgatados iniciou a atividade nas minas aos 12 anos e hoje está 62 ou 63 anos continua na atividade. Aqui onde essa mesma direita vê tudo de forma negativa, nenhum mineiro submete a tão penosa e insalubre atividade por mais de 20 anos. Assim espero ter estabelecido a verdade verdadeira.

Luís Galileu G. Tonelli disse...

Huahuahuahuahuahuahuahhau!

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Infelizmente em alguns casos quando os argumentos somem o silêncio que seria natural é substituido.

O Olho do Linceu disse...

como sempre "dissimulação", ontem morreram no Brasil 4 mineiros num desabamento de uma parede de terra. Só a Band News noticiou. Será que tem algo a ver com a mordaça. Digite no Yahoo ou no Google o filtro "mineiros mortos soterrados" e verão o que ocorreu somente neste ano no Brasil. Huahuahuahuahuahuahuahhau!

Luís Galileu G. Tonelli disse...

Jorge, só posso concordar com você, porém para alguns está situação do tal mineiro chileno é bom. Afinal algumas sociedades se ergueram sobre o trabalho escravo disfarçado de trabalho honesto.

E quem sabe, liceu, algum desses mineiros não é funcionário de uma ex-estatal privatizada?

Anônimo disse, disse...

O único mineiro que não subiu foi o Atletico-MG.
Continua na zona do rebaixamento.

Anônimo disse...

alguém ainda dá atenção ao que escreve esse olho do linceu? eleitor do serra do certeza. Então veja bem o que nos espera se essa coisa ganhar a eleição. todos os que vi defendendo esse candidato pensam dessa mesma forma. e usam de qualquer subterfúgio pra conseguir essa eleição. Não esqueçamos de qual foi o partido e o presidente que comprou a reeleição com um belo suborno aos srs. deputados.

O Olho do LInceu disse...

Somente hoje voltei pois estava no primeiro mundo. Não sou eleitor do Serra e de qualquer outro da esquerda. Mas vejam que conselho interessante do anônimo:... alguém ainda dá atenção ao que escreve esse olho do linceu? eleitor do serra do certeza....Isto é muito natural nos petistas. Se fosse ao contrário já criariam uma lei, enquadrando em algum tipo de discriminação. Mas continuando no texto encontrei onde o Serra errou. Em vez de comprar os Deputados na próxima deve comprar o povão com bolsa familia, presidário, picole, caramelo, motel, etc...

Luís Galileu G. Tonelli disse...

Laura, não recebeu minha última mensagem para este post?