sexta-feira, 18 de março de 2011

PONTE DE FERRO: TSUNAMI ESTÉTICO


Tenho vergonha: nunca mais quero levar turista para visitar aquele que era um cartão postal das duas cidades: Arroio do Meio e Lajeado.
Como é vocês conseguiram fazer isso?
Capacidade estética zero. Sensibilidade zero.
O governo consegue ser o maior predador do nosso patrimônio histórico.
É de chorar.
Chorar.

20 comentários:

Falando de Rock disse...

Sinceramente!! De chorar, mesmo! Sensibilidade de pedra. Fria e inerte, feito quem ordenou tal abominação. Mas as pedras, porém, tem o poder de armazenar a hístória do mundo em suas entranhas, coisa que os responsáveis por isso, que tem o poder de pensar, pelo visto não tem...

Tiago Kappes disse...

Realmente, está muito feio. O @fialhodevargas não vai gostar nada nada disso.

guta disse...

é de chorar demais! vergonhoso! aqui mesmo no blog tu tinhas postado alternativas estéticas a essa monstruosidade que fizeram.
tem arquiteto trabalhando na prefeitura?
continua teu bom trabalho, Laura.

Anônimo disse...

ou de morrer de rir!!! que coisa mais TOSCA!

MANEZINHO disse...

Bando de colono mesmo ! E nunca se deixem enganar por bajuladores tão ignorantes quanto vocês ! Porque vocês são uns colonos, só são alguém porque vivem nesse buraco onde quase todos são iguais, ou então, piores. E em terra de cego, quem tem um olho, mesmo q seja o do c..., é rei!
e tenho dito!
Vão pintar de amarelo canário o pinto mole de vocês !

Anônimo disse...

Nossa! Que tragédia....é realmente de chorar....pobre ponte....pobre cabeças que fizeram essa barbaridade!
"Senhor, perdoai...eles não sabem o que fazem.." Que ignorância!

serjao disse...

E eu pensei que ja tinha visto de tudo....Nooooooooosssssa!!! Essa e a ideia que tiveram para evitar a passagem de caminhoes ? Queriam "economizar"??? Ja tentaram educar os motoristas e o povo em geral sobre a utilizacao desta ponte? Faltou bom senso e sensibilidade neste caso.

Anônimo disse...

É o preço que se paga por conviver com um povinho mal educado. Apesar dos avisos caminhoneiros não respeitavam a limitação. Eu convivo com essa laia de gente [motoristas de caminhão]. Não são todos, mas a maioria, sob o pretexto de “carregarem as riquezas do país” acham que podem tudo. Por conta desse comportamento, acabamos pagando um preço alto nas rodovias e agora até na ponte.

IC disse...

caro anônimo. não foi nenhum "caminhoneiro" o responsável pela obra. O caminhoneiro passou sobre uma ponte não sinalizada o suficiente para se evitar danos ao patrimonio das cidades. à prefeitura caberia o bom senso de sinalizar sem descaracterizar os aspectos originais de um projeto arquitetônico histórico.

vendo pelas fotografias, não resta dúvida do quão desrespeitosa é a comunidade local com seus próprios bens. o caminhoneiro que destrói, a prefeitura que descaracteriza, a população que aceita. em todos os níveis, essa ponte, do jeito que está, reflete a sociedade local que aí habita.

Anônimo disse...

Caro IC, o local estava suficientemente sinalizado, no entanto, por falta de educação desse pessoal que mencionei anteriormente, a limitação não era respetada. Esses sim [caminhoneiros], é que danificavam o patrimônio arquitetônico...
Claro que é uma atutude extrema, mas só colocando um obstáculo como esse se consegue conservar o pouco que resta da ponte. Alé do mais, o obstáculo é na via, antes da ponte, de modo que não houve nenhuma alteração na própria obra.

Augusto disse...

bah, parece que arrumaram a ponte pra Festa à Fantasia.

O Olho do Linceu disse...

putz, fico com pena é das crianças, de cuja creche foi retirado o suporte dos balanços, para criar esta coisa grotesca.

Anônimo disse...

Que coisa mais horrível, não tenho nem coragem de passar lá para conferir pessoalmente...tá loco!!! Só queria saber de quem foi este projeto ridículo!!!
Será que alguém vai se manifestar?

João disse...

Pois é, muito feio mesmo...coisa de visitantes a nossa cidade não ter que ver.
AGORA PARA OS MAIS ENTENDIDOS QUE RECLAMAM E RECLAMAM, FALAM MAL E SENTAM O PAU NA PREFEITURA.
Eu sou totalmente contra essa estrutura que colocaram na ponte, mas não vejo outra solução para o que aconteceu que sempre danifica a velha ponte.
Mas e vcs que somente sabem criticar as coisas bem como as obras dos outros. O QUE VCS FARIAM??
QUAL A IDÉIA DE VCS???
O que poderia ser feito ao inves de colocar aquelas "goleiras" lá????
Pensem se vcs tem uma idéia melhor antes de criticarem as obras dos outros.

Anônimo disse...

Coloquem um brete soldado na ponte limitando a largura dos veículos, mas tem que ser com material mais resistente(que tal uns trilhos de ferrovia). Ficaria com um visual mais agressivo e duvido que algum desavisado tente enfrentar esse obstáculo. Garanto que não ia fazer nenhum estrago no brete, mas no veículo que tentar, ah, esse já era. E podem usar essa estrutura para algum balanço de criança numa pracinha qualquer.

Roberto Ruschel disse...

Passo constantemente por um desvio que evita o Pedágio de Portão. Neste desvio, foi construido pela Concessionária do Pedágio, um aparato físico que se chama: ClASSIFICADOR DE VEÍCULOS e não tem mais de 60 cm de altura. Evita a passagem de veículos de grande porte, exatamente o que precisa nesta ponte. Imagino até que pelo nome e placas indicativas, que este aparato é regulamentado pelo DENATRAN ou DAER. Portanto, faltou conhecimento, criatividade ou informação. Semana que vem vou tirar uma foto deste local para a Laura postar.

Anônimo disse...

João, se a crítica é feita, com certeza, na maiora dos casos, acredito que teriam uma idéia melhor, mais coerente e agradável aos olhos.
As pessoas não criticam apenas por criticar, criticam pq realmente tá muito feio, como tu mesmo constataste.
A ponte era tão legal, lembrava uma construção antiga. Agora, com aquelas "goleiras" amarelas está...
Quanto a colocar aqui a idéia, não cabe mesmo. O que a Prefeitura deveria ter feito era ter aberto para os profissionais habilitados enviarem uma viabilidade, acredito que teriam muitos projetos bem mais viáveis.

Anônimo disse...

Coisa horrível!. Quem projetou tal aberração? Não coloquem a culpa no estagiário. Isso é coisa de profissional (de gabinete).

monica disse...

gente!!! é só fincar uma barra de ferro, de preferência velho, (trilho de trem ) Como disse
o Roberto , 60 cm é suficiente. veículo pesado não passa. Agora...pintar de amarelo....vamos combinar, é o fim. chorar, espernear, gritar é puco. nem quero ir olhar. socorro!!!!

Anônimo disse...

COMO Q UMA COISA ASSIM SAI DO PAPEL ? OU É POR BAIXO DOS PANOS ? OU TEM MUITO TROUXAS COMO NÓS QUE NÃO EXIGE SATISFAÇÃO E TRANSPARÊNCIA? PASSOU NA CAMARA? NA MOITA? PREFEITA SABIA? NINGUÉM CONSULTA NINGUÉM? E ASSIM É NO PAIS TODO EM TODO LUGAR !! SERÁ PORQUÊ?? TEM QUE GASTAR O DINHEIRO PÚBLICO ORA!!!!