quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ATERRO CONPASUL EM APP: NADA

O aterro da Conpasul às margens do rio Taquari vai bem obrigado. Duvido que a terra saia de lá, duvido que a empresa desembolse um centavo dos 1.800 diários de multa que levou, duvido que os órgãos ambientais tão se preocupando com o tal corredor ecológico de vitrine. Tudo aplainado, devidamente marcado para começar a construir. 
A carta de princípios da Conpasul não pode ser mais hipócrita:

Postura ética: Cumprimento de acordos, saúde, segurança e respeito ao meio ambiente.
Mas tem quem acredite. E como tem. Uma mão lava a outra.

15 comentários:

Dani disse...

Na matéria do A Hora de hoje, fala que a Sema e o Defap de Lajeado pede os 100 metros e que eles tem autorização de 30m da Fepam, olha as conversa!
A Lei fala em 100m, só em em casos de utilidade pública ou interesse social que não é o caso, pode. (pontes, escolas, ruas...)
Na mesma matéria o promotor regional me parece defender a empresa a empreender nos 70m (diferença).
Agora o Defap e a Sema estão agindo certo, e quem mais os ajuda a defender?
Falam que o aterro vem sendo feito a tempo, sim, e a muito tempo, só que a intervenção nos 70 foi nas últimas semanas, espertinhos!
E veja bem, quem diz defender o meio ambiente cumpre a Lei e nem discute.
O corredor ecológico é na verdade um mecanismo criado para que oque já está consolidado a muito tempo, recupere no mínimo 30m, mas novas intervenções nos 100m continua proibida e olha que tem gente reclamando também.

Anônimo disse...

Gente... essa conpasul é uma máfia só. pra eles não interessa a preservação ambiental, só o ganho econômico, afinal quanto vocês acham que essa terra ficou avaliada com esse aterro ? 3 milhões no mínimo. Outra pergunta que ninguém está se fazendo, da onde vêm o material depositado lá ? da 386 ? Atentem que o recurso mineral é um bem federal.. acho que vai dá cadeia pra mais uns aí !

Anônimo disse...

Conpasul=$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$... o resto que se exploda!!

Vitor disse...

Hoje o Jornal A Hora publicou uma matéria mostrando a licença que a Conpasul tem para depositar terra no referido local. Viva a contradição. Repito: jornalismo barato e impensado. Vida curta aos amigos do Kajuru.

Guto disse...

Não acredito que um aterro feito ao longo de meses não tenha aprovação dos órgãos ambientais. Alguma coisa esta muito errada nesta história.

Anônimo disse...

Tinha aprovação, mas nas últimas semanas eles invadiram os 100m que não poderiam.
Só que isso também já tinham feito a anos atrás.
Paga multa e não da anda, é oque aprece.

flavio renner disse...

E quem ainda acredita em corredor ecológico? Se existe alguém, desafio a um passeio até Colinas, e comprove como anda a margem de nosso Taquari. Eu, proprietário de uma área margeada pelo rio na Linha Sao Jose, fui intimado a mais de um ano e meio a eliminar as árvores nao nativas das margens, e preparar uma área de 15 metros que seriam reflorestadas em setembro de 2010. Tudo assinado em concordância no MP de Estrela. Chegou setembro de 2011. Continuo sentado esperando...e aproveito o tempo para observar o assoreamento de nossas margens, que desconsoladas se afundam rio adentro. O melhor seria vender minha área à Conpasul!

Anônimo disse...

Vitor imbecil e mal informado,NAO SABE LER???
A matéria diz que existe licença para REALIZAR SERVIÇOS na área, não fala em REALIZAR ATERRO. Cabe a justiça avaliar se o aterro pode ser incluído nos serviços requeridos.
E o jornal só publica os fatos. Publicou que órgãos ambientais investigam, e agora deu o contraponto. Julgamento cabe a outros

Anônimo disse...

VITOR: funcionário de "outro jornal" sem coragem para expor o nome!

Vitor Staudt disse...

Sei ler sim. A matéria, que acabou limpando o erro que cometeram de forma precipitada, diz que a empresa tinha autorização para fazer o que fez, então, tinha licença, de um órgão como a FEPAM... quer mais? Repito: jornalismo barato e impensado. Erros aceitáveis de principiantes. Vida curta aos amigos do Kajuru.

Bernardo disse...

Parece que a Conpasul se aproveitou da dubiedade entre 30 e 100 m e deu a sua própria interpretação.
Se colar, colou.
Como não colou, vão jogar com o tempo e a morosidade das nossas instituições.
Enquanto isso, duvido que vão remover uma só pá de terra do local ou pagar a multa.

Anônimo disse...

É flagrante a irregularidade do aterro naquela área, cadê os 30 metros (mínimo) ? Quem sabe depois da construção façam a reposição da mata ciliar. Seria um bom exemplo para todos os que ocupam as margens do nosso rio Taquari.

Anônimo disse...

Eles tem uma Licença para o terminal de areia que diz que devem preservar no mínimo 30m...(mínimo)..e é para o terminal e não para a área.
Como vai ter um porto sem usar app, drds.

Anônimo disse...

VITOR I M B E C I L...
primeira matéria diz que orgãos ambientais estão investigando..Quem investiga é a Sema e o Defap, o Jornal A Hora apenas publica. e a matéria tras ainda contraponto da empresa, que no momento da primeira reportagem, nao mencionou nada sobre licença daFepam. Depois resolveram falar, e a segunda matéria trouxe novamente os dois lados. Sem julgamento!
Vida curta que ta durando caro amigo, cada vez com mais assinantes e anunciantes.
Vida curta aos ultrapassados no jornalismo, o chamado jornalismo para o interesse privado!

Anônimo disse...

Este blog virou fomentador das besteiras que os parceiros do Adair vomitam... E pior, canal de propaganda de opiniões ultra-mega tendenciosas. O Vitor tá certo, leiam a coluna do Adair deste final de semana, como bom lambe-lambe a palestra do Weiss agora é outra, na verdade, a coluna diz que a Conpasul está certa, porque outros, desrespeitaram a lei primeiro, quer dizer, só falta pedir desculpas pelo que o jornal publicou semana passada. Apoio o Vitor, abaixo os puxa sacos do Adair.