O Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Secretaria do Meio Ambiente do Estado interditou um aterro em Lajeado.
A empresa Conpasul, de Estrela pode ser obrigada a pagar multa por não respeitar as leis ambientais.
O aterro fica próximo a BR-386, na margem do Rio Taquari. Conforme o Defap, a Conpasul estaria desrespeitando licença ambiental expedida pelo departamento.
A Conpasul tem até o dia 21 de agosto -domingo! - para afastar a terra dos arroios e do Rio Taquari. A multa pelo não cumprimento da determinação é de 1800 reais por dia.
Contraponto
Segundo a assessoria de imprensa da Conpasul, as avaliações do Defap não são corretas. A empresa vai buscar mais esclarecimentos no departamento e no Ministério Público, que também investiga o caso.
A Conpasul é uma das empresas que trabalham na duplicação da BR-386, entre Estrela e Tabaí.
“O local onde se deu o depósito de terra, supostamente irregular, já estava degradado há anos, apenas com gramíneas e ervas rasteiras, conforme comprovação técnica”, diz a nota.
A empresa alega ainda que possui licença da FEPAM para depósito de minérios neste mesmo local.
Na íntegra:
http://wp.clicrbs.com.br/lajeado/2011/08/19/secretaria-interdita-aterro-ilegal-proximo-ao-rio-taquari/?topo=77,1,1
* Imagino que tudo será esclarecido o mais breve possível. Porque há uma duplicação na BR 386 que deve justificar os fins.....
4 comentários:
FOnte: Jornal A Hora
Pensei que a fonte fosse o Click RBS Lajeado?
Jornal A hora denunciou isto na semana passada.Página 6 da edição do último final de semana...
Mesmo com atraso, é bom ver outras mídias como o Click RBS trazendo estas notícias!
E TODA ESTA TERRA UTILIZADA NESTE ATERRO, VEM DE ONDE ??? DA DUPLICAÇÃO ??? SE FOR, ESTA TERRA TEM DONO, SOMOS NÓS E DEVERIA SER MELHOR APROVEITADA, SEM PREJUÍZOS AO MEIO AMBIENTE !!
Postar um comentário