terça-feira, 30 de agosto de 2011

INSPIRAÇÃO: A RUA MAIS LINDA DO MUNDO!


 @ “Costumamos dizer que a vitória foi das árvores, dos pássaros e fundamentalmente da cidadania.
Foi uma vitória para aqueles que ainda nem nasceram.

Nosso Blog, depois da vitória contra o empreendimento que desfiguraria a rua, seria paralisado.
Não tínhamos motivos para continuar com algo que foi criado como instrumento de divulgação e para conseguir apoios para uma luta que havia terminado, felizmente com a vitória.

Chegamos a divulgar isso, porém recebemos um e-mail escrito em espanhol de uma jovem que morava em uma pequena cidade, creio que do Equador, que pediu que não terminássemos o Blog, que continuássemos a postar e contar histórias da rua e da luta travada, pois isso serviria de estímulo para que eles e outros mais também continuassem suas lutas pelas árvores. Segundo ela, a vitória das árvores da Gonçalo mostrava que seria possível resistir e vencer.
Hoje os "Amigos da Gonçalo de Carvalho" estão espalhados em muitos lugares distantes de Porto Alegre.
Da Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, França, Canadá, Rússia, Ucrânia, Tailândia, Bangladesh, Estados Unidos, Coreia, etc mandam eventualmente mensagens para nos dizer: "somos também Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho e estamos lutando aqui para termos outras ruas mais Bonitas do mundo". Alguns movimentos em defesa das árvores urbanas, segundo dizem, já foram criados na expectativa de conseguirem a vitória como tivemos em 2006.

Laura, isso é muito bom. Isso faz com que nos sintamos úteis, mesmo com tão poucos iniciando nosso Movimento em 2005.


Lute por árvores em Lajeado!
Convide outros que pensem como tu.
As gerações futuras agradecerão muito.

Nós estamos loucos para colocar em nosso Blog, que Lajeado tem também as "ruas mais bonitas do mundo". Abraço

César/administrador do blog”

Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho
Resistir é Preciso!
Primeira via urbana declarada Patrimônio Ambiental 
de uma cidade Latino-Americana - 5/6/2006


5 comentários:

MANEZINHO disse...

Tenho uma sugestão de apadrinhamento para esse projeto: o casal Dimond e Simone !
Bem loiros, fofos e...similares!

Ada Peixoto disse...

Fiquei muito feliz com o título da querida Gonçalo de Carvalho. Ali estudei e morei por três anos (53-54-55) na Escola de Educação Familiar e Doméstica. Ela nos preparava para sermos educadoras e donas de casa. Ficava proxima à Ramiro. Acho que o Educandário não existe mais,perdi todos os contatos. As árvores da Gonçalo eram bem menores mas já prometiam o charme de hoje. Precisamos plantar árvores e proteje-las para o futuro e não para o agora.Nesta rua passei uns dos melhores anos da minha vida.

Anônimo disse...

Em Lajeado? Há, há, há, impossível com essas construtoras e essa sec meio ambiente aprovando todo tipo de abate de árvores nas calçadas da cidade. Sonho apenas, mas um dia isso irá mudar (tomara que antes que não sobre nada, só prédios)

serjao disse...

Lajeado precisa de mais arvores, alem de refrescar os dias de calor a fu, elas trazem um pouco mais "humanidade" para a city. A qualidade de vida seria outra. Esta mais do que em tempo re-florestar as vias publicas de Lajeado - funcao basica de uma Secretaria do Meio Ambiente.Nao se pode permitir que CEEE'S e suas afiliadas passem a ditar politica ambiental a nossos representantes em em cima de todos por causa de fios apenas!Um projeto bem planejado beneficiaria a todos.Mas ,hoje em dia, mais do que nunca, expandir o verde e muito importante.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

É Laura, a mamãe sabe tudo. Agora sei de onde vem esse teu espírito. Vocês ainda têm árvores a defender. Nós aqui na praia tínhamos as casuarinas (exóticas) em boa parte da Paraguaçu, mas o magnífico reitor, digo, gestor do alto de sua “inguinorância” (assim ele fala na rádio amiga) mandou arrancá-las. Penso que atitude própria de gente minúscula como ele que não suporta sombra.