sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ó VIDINHA, Ó INSPIRAÇÃO

Chema Madoz

O escritor José Castello, cronista no caderno de cultura “Prosa & Verso” do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, escreveu certa vez que “só escreve boas crônicas quem aceita as nuances da existência”.
Então ta: sobrevivo tão sem nuances que minha existência parece se arrastar escadaria abaixo e batendo de contra a porta do Hades.
Tem dias, né?

Lembram o que o colega Mazzarino fez comigo na edição de terça-feira passada? Falta de assunto, falta de inspiração, sabemos bem como são essas coisas.
Que ninguém se admire de ver nas paginas policiais do A Hora ou no microfone do Renato Worm:
“Cronistas se estapeiam na rua e vão parar na delegacia”. O dr. Katz deve estar acostumado com esses loucos que perdem o amigo mas não perdem a piada. Talvez apenas tenha sorrido sob seu bigode freudiano. Eu precisei desligar o telefone.
Isso vai ter volta.

Voltando as tais nuances que me escapam e faz parecer que ando a reboque nestes últimos dias, vivendo aos trambolhões e futricando com o desassossego:
- Buscar forças onde?

Tem gente que se refugia nas orações, nos templos. Deus é inspiração.
Outros em academia, em festas de mascarados. A orgia também inspira.
Mas nada como um dia depois do outro e o imenso vazio para nos assombrar e, no meu caso, uma crônica - com prazo - para enviar ao jornal.

Todo mundo escreveu sobre o sentimento patriótico ou sobre os dez anos das torres gêmeas e onde-você-estava. Putz, essas coisas me deixam louca: lembrar onde estávamos com quem e fazendo o quê -  há dez anos? Nunca sei.
Assimilei a velocidade cibernética em troca da memória.

Claro que não é daquelas certezas absolutas, mas minhas preferências recaem sobre as crônicas de Diana Corso, Mario Prata, Moises Mendes, Castello, enfim, eles me seduzem. Dão o seu recado com direito de causa. Da minha parte  implico com as “crônica-gênero-do-eu-confessional”.  É  muito pessoal. Aliás, demais. Por isso, muitas vezes procuro sair pela tangente, como agora.

Ando cansada dessas nuances que leio nas vitrines dos jornais sobre mundinhos e famílias perfeitas, viagens particulares pelo mundo ou de como a vida é bela e maravilhosa ou ainda, pior,  como agir para segurar o seu homem. Um olhar muito envaidecido de si. Já entendi que “as migalhas do cotidiano são o repertório do cronista”. Sim, mas só valem se é para contribuir com os farelos dos outros, não é? 
Porque a crônica não é galinheiro de pavão. 
Ou é?

Melhor falar sobre o 20 de setembro e seus farrapos que justificam mais um feriado na terça-feira? Ou da Primavera, divina, com os ipês explodindo por todos os cantos verdes das cidades e das serras? Falar sobre o derradeiro Outono que encerra mais um ciclo na vida de cada um de nós? Ai, minhas nuances esfarrapadas.


* Minha crônica no A Hora e Região dos Vales, deste findi.




Nenhum comentário: