sexta-feira, 9 de março de 2012

BOM-DIA LAJEADOOOOOO!


  Bom-diaaaaaaaa gurizada medonha! Mais uma bela manhã em Lajeado, a cidade do asfalto, das arvores detonadas e do calor de 38º.... na sombra. – larguei no feicibuki, na quarta-feira. O pessoal se sensibilizou:


“....desde que minha rua foi asfaltada...nunca mais pude sentar na área da frente da casa, o calor e a fuligem que vem da rua é insuportável...e ainda ficar olhando para o que foi uma praça, virou um lixão no centro da cidade...fico muito triste com este descaso....me refugio nos fundo onde posso preservar as árvores que alem da sombra acolhedora refrescam o terreno e das frutíferas que posso saborear seus frutos...com sabor de fruta e sem venenos....e no final da tarde recebo de presente a brisa do rio Taquari.....”

 “... Verdade, lembro da tua "briga pelas árvores" quando vou a cidades em que a sensação é outra, apesar de ser verão. Por várias razões, entre elas, as árvores.
Sim, as árvores.
Houve um tempo em que eu considerava muito sem sentido que fizessem uma mobilização por conta de uma árvore, até que um dia cortaram a araucária que meu filho plantou quando tinha 3 anos.
Com 20, já homem feito, teve que ir até a Rua 11 de Junho, no São Cristóvão, para assistir ao triste evento. Parecia que velava algo muito íntimo.
Brigou, ligou para o Setor competente...logo apareceu a fiscalização... o que ocorreu depois?, não sei. Mas a araucária já havia encerrado o seu ciclo, estava caída.
Meu filho cuidava daquela planta como se fosse uma obra de arte, ainda que apenas com os olhos e mostrava o feito com vaidade para os manos. A casa não era nossa, moramos de aluguel - na década de 1990. À época, minha mãe que veio do interior, encheu o terreno de verde.
Hoje, quando passo por lá, vejo um prédio no lugar da araucária. As outras plantas também devem ter sido eliminadas. Foi assim que passei a entender que árvores possuem muitos significados - além da sua fundamental função ambiental, contam histórias (de gente).”
“mas penso nas pessoas que têm que trabalhar na rua, no sol e à noite dormem mal...não tem como lamentar a situação em que deixaram a nossa cidade em favor da exploração imobiliária e não adianta reclamar...a prefeitura corta \as árvores do mesmo jeito. No ano passado reclamei contra o corte de duas ao mesmo tempo, na 15 de novembro...cortaram igual, se mó nem piedade e por motivo fútil: consertar um trecho de calçada...não fizeram nada ...apenas cortaram ...”

“Nota 10 para o Galo... Árvores para que? Prédios de concreto é que são sinal de progresso!!!”
 “Sugiro a todos que não gostam de árvores nas calçadas, que se desloquem a pé, especialmente ao meio dia pelas nossas ruas... Se forem de carro, que não "usem" a sombra das árvores dos outros.”

 “Lajeado, verão... me lembra aquela fumaçinha subindo do asfalto, as pessoas pingando de suor... Deus meu!!!”

 “É... asfaltos e prédios que retem calor e impedem a circulação do ar. E quando chove!!lá vêm a água invadindo tudo, pois não há mais espaço para que penetre na terra.”
“Qdo Paulinha cantava "Rio 40º, cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos..." era pq não conhecia "Laxeado"”

20 comentários. 4 compartilhamentos...

É O POVO DE OLHO: ELEIÇÕES 2012

Nenhum comentário: