quarta-feira, 7 de março de 2012

ESTADO LAICO... CUMPRA-SE

“Por decisão unânime do Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado, foi determinada a retirada dos símbolos religiosos (leia-se crucifixos) dos espaços públicos pertencentes ao Judiciário gaúcho.
O processo fora protocolado em novembro passado por organizações de defesa dos homossexuais, e inicialmente rejeitado com base no preâmbulo da Constituição Federal de 1988 - que segundo o STF, não possui força normativa.
Certamente vai aparecer alguém para criticar o "ataque à liberdade religiosa".
Pois eu digo que isso é exatamente o contrário: trata-se de uma verdadeira consagração da liberdade religiosa. (...)

Ou seja, o Estado laico é neutro em termos religiosos.
E não basta sê-lo na prática: é preciso que também seja assim simbolicamente.
Pois pendurar crucifixos nas paredes de tribunais pode não prejudicar um seguidor de outra religião (ou quem não tem nenhuma) nos processos judiciais, mas não deixa de significar um desprestigio à sua crença (ou não-crença).
Daí a necessidade de tratar a todas igualmente, ou seja, sem símbolo de nenhuma delas.”

5 comentários:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Absolutamente correta a decisão. Penso que isto já deveria ter sido feito sem a necessidade de requerimento de parte. Religião é algo criado pelo homem e de convicção pessoal de cada um quando em alguma delas acreditar.

Anônimo disse...

É isso, aí. Vamos derrubar o Cristo Redentor, afinal onde já se viu dinheiro público custeando manutenção de imagem sacra.

Anônimo disse...

O Senhor Jesus realmente morreu na cruz, mas ressucitou triunfante, vencendo a morte e está vivo. Como diz a Palavra de Deus no livro de Apocalipse cap 1 verso 17 ".., Eu sou o primeiro e o último e aquele que VIVE; estive morto, mas eis que ESTOU VIVO pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno". Estava na hora de retirar o crucifixo com o Cristo católico derrotado das instituições. Na verdade, isto não é liberdade religiosa e sim visão da verdade. Vejam só, os homossexuais tão contrários ao evangelho, ao levantarem esta questão (mesmo que por motivos politicos), trouxeram mais clareza e verdade ao povo brasileiro sobre "um mau uso da cruz", na vitoriosa morte do Senhor. Jesus está vivo, não morto na cruz! Jesus é o Senhor!

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Pois o Yeshua a que o comentário anterior de refere era dotado de uma inteligência acima da média e um contestador ímpar. Por isto o admiro. Quando o Imperador Romano ingressou pelo portão principal de Jerusalém montado num cavalo branco ele, Yeshua ingressou por um portão secundário montado num jumento branco.

Anônimo disse...

inclusive eu concordo com o jorge.
acho que o ex-presidente dele foi muito cristão ao querer fazer as olimpíadas no RJ... vamos passar essa conta para a Carmin.... ops... pro Lula. Cadeia nele. A justiça dos homens.