sexta-feira, 9 de março de 2012

REFLEXÃO: ISMAEL CANEPPELE


“Aglomerados em apartamentos apertados, em ruas quentes de asfalto, em um transito complicado demais para uma cidade assim tão pequena, os lajeadenses talvez só tenham descoberto a vontade de sentir o vento e aproveitar as últimas noites de verão. 

Há muito pouco tempo atrás, o espaço onde hoje existe o prédio 11 da Univates não pertencia ao ser humano. Era area de vaca. De inseto. De amebas. Cobras. Marrecos. Alecrim. Havia uma profusão de vida acontecendo alheia ao ser humano. Ali, onde hoje seres humanos vivem uma existência refrigerada, um dia foi só um grande potreiro nos fundos infinitos da antiga FEBEM. (...)
Não faz sentido que os caretas, especuladores imobiliários, novos ricos Miami maculelê, queiram transformar o entorno de uma universidade em um exclusivista condomínio fechado.
A sociedade de blindagem vem fazendo vítimas que agonizam aos nossos olhos. Toda a sorte de carros, de casas gradeadas, de ar condicionado blindados, afastam o homem da rua, dos transportes e transes coletivos, e o isola em uma cápsula onde a segurança advinda do não interagir lhe dá algum tipo de conforto. É preciso habitar o espaço.
É preciso entender que a Univates, por ser uma universidade, trará transito, sujeira, cantadas de pneu, música muito alta, torneios esportivos, manifestações políticas, migrantes, estrangeiros, dealers…”

8 comentários:

Poizé disse...

O Canapé, só lembra a gente da onde tu ta escrevendo...
Da verdejante São Paulo ou da arborizada Berlim???
Lajeadense tem mania de criticar sua cidade mas acha lindo as mesmas merdas na cidade dos outros...

Bernildo disse...

Delírios e devaneios.
Qual a cidade que não tem seus bairros segmentados pelo poder aquisitivo?
Não dá para reinventar a roda dentro da perspectiva capitalista.

Lucas Fontoura disse...

Não importa de onde ele escreve, mas sim que enxerga coisas que nem os próprios lajeadenses conseguem definir com tanta precisão. Certeiro.

Léo disse...

Quero Parabenizar o cão na pele porque eu tenho uma visão muito similar a dele sobre Lajeado...
Quem mora nesse mundinho onde só se fala em luxo e chique não se flagra que são uns caipiras que moram no interior do estado..
querem transformar a cidade num shopping center a céu aberto sem medir consequências. Vão pagar caro por essa falta de bom senso e deturpação dos verdadeiros valores.
Vivem num mundo artificial criados por eles mesmos , que agora está se refletindo para todos ao redor, e com consequências gravíssimas ao meio ambiente e a si próprios.

Laura Peixoto disse...

Vão ter q se superar para conseguir ser mais medíocre do q essa prefeitura q aí está.
Estão acabando com a qualidade de vida de Lajeado, autorizando desmatamento e construções a torto e direito.
Esse ano é de eleições. Espero q mude. E se outros assumirem, e continuarem com essa política torpe, podem contar com o fogo amigo...

Ismael Caneppele disse...

Pessoal
caso vcs queiram ler o texto na íntegra, está no www.ismaelcaneppele.wordpress.com
precisamos estar atentos à cidade. são paulo, berlim, lajeado: tudo dói.
[]s

Anônimo disse...

Sempre acho que quem quer mais natureza..deve morar no inetrior...no mato. nao estou dizendo que nap e necessario verde numa cidade, mas nao podemos deixar de evoluir, com e u caso da UNIVATES..que so trz progresso a toda regiao, por ser contrario a construçoes.

elacy disse...

É isso ai, os Lajeadenses burros e bitolados que reclamam deste progresso maravilhoso (que tem como finalidade simplesmente arrecadar mais impostos, e deixar alguns nomes na história, como grande homem que muito fizeram, eu tenho um lema é melhor não fazer nada que destruir o bem estar dos homens, e complicar a vida do próximo). Progresso este que está destruindo o meio ambiente, trazendo mais doenças, caos no transito, mais problemas sociais, mais ladrões e drogas, fora todo o resto, tem mesmo que irem todos para o meio do mato, e construírem a sua cidade, como fizeram os nossos antepassados, ai quando a cidade estiver bem desenvolvida, como estava Lajeado até mais ou menos uns 10 anos atrás, vem um bando de oportunistas, falando em progresso e desenvolvimento e vão destruir tudo. Laura nós somos um bando de imbecis que ainda queremos poder sentar na frente de casa, no fim do dia, tomar um chimarrão, falar com os visinhos queremos deixar as janelas abertas, caminhar na rua, deixarmos os carros abertos, tudo sem preocupação, e sem stress, queremos ar puro, água limpa, o vento no rosto, por achar que estas são as melhores condições para se viver. Vou continuar na luta até que a Laura me de espaço, pois aos poucos as portas vão se fechando, para quem pensa mais em vida de verdade e aponta coisas que estão prejudicando o bem estar da população e nos transformando em robôs (que nos torna eficientes e eficazes), mas sem sentimentos de humanidade. Um abraço Laura. elacy