quarta-feira, 20 de junho de 2012

"UM DIA DE CIRCO"



Ontem, o Cinema dos Vereadores atraiu cerca de 60  telespectadores, um pouco mais no fluxo...
Foram até lá para  assistir  a comédia de terceira categoria da cara de pau dos atores desse medíocre filme.
Infelizmente fiquei apenas uma hora. Se ficasse mais, vomitaria.
Mas a minha colega de profissão, Pita, permaneceu até o fim da sessão.
Estava lá como eleitora, contribuinte. E não segurou a barra.

Os vereadores, diferente do que alguns imaginavam, aumentaram o salário através de uma emenda. Contou ela:

“Seis se levantaram para aprovar mil  a mais por mês.
E na hora em que se questionou: alguém quer falar algo?
Ninguém deles se levantou para justificar. 
Não sou política, esqueço o nome dos partidos, mas naquele momento me senti ofendida.
Não por mim, mas por todos os 71 mil habitantes. 
Eu queria que as 50 pessoas que estavam na plenária fizessem coro a mim.
Eu me senti tão sozinha.

O presidente da Câmara pediu que eu respeitasse os vereadores quando eu num impulso gritei alguma coisa que nem lembro mais.
Mas eu disse: “e os vereadores estão respeitando o povo?”
Ninguém falou. 
Eu passei por insana.
Chorei, não consegui conter as lágrimas.


Chorei profundamente porque pela manhã, eu havia ido num protesto e visto que as mães tinham filhas doentes porque não conseguiam médicos para sua prole.
Tinha um homem com uma protuberância horrível na barriga e ele só seria atendido em 20 dias.



Chorei pelo povo e por mim.
Chorei porque eu acreditei que o povo poderia se manifestar.
Porque as pessoas sempre pedem a ajuda da imprensa para protestar sobre o buraco de rua, a falta de médicos ou o aumento do IPTU.
Quando fiz o que fiz, levantando na plenária, eu senti que as pessoas me olhavam com dó. Algumas tinham até vergonha de mim.
Eu achava que elas tinham de ter vergonha deles.”

* Minha total solidariedade a Pita. E uma vaia bem grande a todos aqueles que compareceram e não apoiaram sua manifestação solitária. 
Nós merecemos essa Câmara de Vereadores. Talvez seja por isso que todos rezam antes da sessão. Que em 2013 venha uma Câmara  pior ainda do que essa.




13 comentários:

Anônimo disse...

pobre pita. pobres de nós. o problema é que mais de 50% deles irão se reeleger. nojo.

Alberto disse...

A classe política decepciona a população a cada dia que passa com tanta cara de pau. Enquanto faltam recursos para saúde, educação, segurança as obras da Copa seguem a todo vapor. A omissão do povo é que permite estes aumentos de salários, alianças do tipo Lula/Haddad/Maluf entre outras barbaridades. Parabéns. Melhor um protestando do que ninguém.

Anônimo disse...

Em São Paulo a aliança é Lula/Haddad/Maluf e nós esquecendo do nosso quintal onde em uma das coligaçõe teremos Schumacher/Márcio Klaus/Fontana.

Anônimo disse...

Votaram à favor
Antônio de Castro Scheffer
Círio Arnaldo Schneider
Eloede Maria Conzatti
Lorival Ewerling dos Santos Silveira
Mozart Pereira Lopes
Paulo Adriano da Silva (Paulo Tori)


Votaram contra
Delmar Portz
Hugo Luiz Vanzin (Biluca Vanzin)
Sérgio Luis Kniphoff

Anônimo disse...

Sou a favor do aumento de verdade!!
Passar para 12 mil o salario!!
Dae pelo menos vai existir candidatos capazes de enxergar de fato o que precisamos.
Talvez alguns larguem suas empresas para dedicar o tempo a política.
A propósito, alguem já imaginou onde Lajeado estaria, se Nelson Eggers fosse o nosso prefeito?

Anônimo disse, disse...

Se o Eggers fosse prefeito ele ia fazer Fruki com a água do Arroio (=esgoto) do Engenho, entraria na Prefeitura todos os dias e benzendo-se com o corante alimentício e, no fim de cada dia, mandava rezar uma missa para almaldiçoar a Coca e a Pepsi.

Anônimo disse...

Talvez agora tenhamos pessoas mais qualificadas se dedicando para a política lajeadense .... fica fácil ficar na iniciativa privada - lá nas universidades, empresas, e tantos outros ganhando uma boa grana e metendo o pau na política .... quem quer fazer melhor que se prontifique. Pra reclamar tem trinta, para falar e disputar tem poucos.
Viva a "classe intelectual" e o seu mundinho do não me comprometo com ninguém.

Anônimo disse...

O Pessoal reclama dos políticos e "vendem" o seu voto em troca de uma cesta básica.
Por isso a coisa não muda nunca; sempre as mesmas podridões no poder...

Anônimo disse...

De uma coisa não podemos reclamar: fomos nós que botamos eles lá.
Iremos reelegê-los?

Anônimo disse...

A comunidade lajeadense oferece 15 vagas para compor a futura câmara legislativa, 2013-2016.
Oferece subsídios de R$ 5.560,00 para apenas duas sessões semanais. Pagamos bem pois queremos as pessoas mais bem qualificadas e comprometidas em um novo nível de desenvolvimento da cidade, em bases sustentáveis, com igualdade social e qualidade de vida de seus munícipes.
Não apareça se você for:
- Velhaco;
- Sem vergonha;
- Corrupto;
- Ladrão;
- Chefe de quadrilha, etc., pois desses já estamos fartos.

Anônimo disse...

eh... errrr.. é uma sessão semanal amigo.

Anônimo disse...

O melhor comentário até agora:
"Talvez agora tenhamos pessoas mais qualificadas se dedicando para a política lajeadense .... fica fácil ficar na iniciativa privada - lá nas universidades, empresas, e tantos outros ganhando uma boa grana e metendo o pau na política .... quem quer fazer melhor que se prontifique. Pra reclamar tem trinta, para falar e disputar tem poucos.
Viva a "classe intelectual" e o seu mundinho do não me comprometo com ninguém."

Anônimo disse...

"Viva a classe intelectual mostrando pelo menos um pouco da podridão da cidade, se não fosse ela ninguem saberia de nada mesmo. A classe intelectual talvez não se comprometa como todas as classes mas pelo manos põe a boca no trobone. Hoje todo mundo se preocupa só com sua vida e agora as pessoas que demostram alguma revolta, indignação e não aceitam esse tipo de atitude são classificada como a "classe intelectual e que vive no seu mundinho do não me comprometo com ninguém."

Força Laura!!!



Hahahaha...