segunda-feira, 18 de junho de 2012

NA TERRA DOS BATTISTI

“Com direito a churrasco, vinho, abraços calorosos e chimarrão fumegando, o ativista italiano Cesare Battisti foi recebido com festa em Progresso, no Vale do Taquari, na manhã deste sábado. A convite de integrantes da família Battisti na região, o estrangeiro autografou o seu último livro, Ao pé do muro, no CTG Sinuelo da Amizade.


photo Alício de Assunção/Correio do Povo
@  “O cara é carismático, acessível...mas tem uma cara de culpado...e os gringos todos se acharam parentes do homem... o pessoal da Revista Piauí estava lá... teve até palanque político...” Autoria preservada

Então tá...



POR OLIDES CANTON:

* Contei mais de 30 Battisti no livro das presenças no lançamento dos seus livros no sábado... foram vendidos mais de 200 convites a 20 paus cada um...

Coleguinhas em Progresso
* Ele não foi a Progresso. Diz que dois grandes egos, como o dele e do protagonista, não caberiam naqueles vales todos... E Mazzarino não suporta a idéia de ser coadjuvante... tem que ser o centro das atenções sempre...

* Uma multidão de coleguinhas foi no sábado a Progresso cobrir a ida de Battisti que foi visitar o município onde mais gente com o mesmo sobrenome que o dele tem no mundo...Dos 6 mil moradores, mais de 10% são Battisti.
(No Forum Social em Porto Alegre)

* Estas história começou assim... em janeiro quando Battisti veio pro Forum Social Temático, Pedro Battisti, um comerciante e fabricante de móveis de Progresso, que sempre se preocupa com o sobrenome da família, o procurou na UFRGS, onde estava sendo dado uma sessão de autógrafos dele...
Ali se apresentou como Battisti e Cesare de pronto topou ir a Progresso. De lambuja lançou o livro em Porto Alegre, no sindibancários(32 exemplares vendidos) em Pelotas, 62 exemplares vendidos e em Progresso, onde vendeu 92 exemplares, o que é muito livro...

* Fumando muito Mário Sérgio Conti, da revista Piauí, acompanhou Cesare Battisti. Pedro Battisti e Cesare o levou até um aviário onde lhe explicaram como é a produção do frango que em 30 dias, ou menos vai pro Japão pra ser consumido.


* Conti tem 56 anos,dormiu no pequeno hotelzinho de Progresso,atendido pelos donos e na manhã de domingo desceu cedo pra Porto Alegre, porque seu voo era cedo pra Sampa.

* Havia várias cadeiras no CTG Sinuelo da Amizade destinadas a imprensa...sinalizadas...tinha tantas que parecia que era o presidente da República que estaria ali...


9 comentários:

Anônimo disse...

este movimento é a cara do brasil atual, onde bandidos viram heróis e a idosa que defendeu seu patrimônio em Caxias é indiciada.
Triste destino espera nossos filhos e netos.

elacy disse...

De Brasília a Progresso, o aplauso está deixando de ser uma reverência ao louvor, para com as pessoas merecedoras, pelo seu destaque em favor do bem e do belo, através de suas condutas pessoais, e nas artes.Um abraço Laura. elacy

Anônimo disse...

Cada vez mais tenho vergonha de ser gaúcha...

Lucas Fontoura disse...

por mais informação e menos preconceito:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cesare_Battisti_(escritor)

beijos

Alberto/NH disse...

Me sinto envergonhado como brasileiro por ter governantes tão omissos e cidades tão atrasadas que permitem que um terroris..ôpa,"ativista" circule livremente usando roupa de gaúcho num Estado em que várias pessoas são assassinadas diariamente. Pior é escutar as "justificativas" destes gringos de "Progresso"! Tomara que o Cesare fique morando lá...

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Eu penso diferente dos outros que até agora comentaram. Para começo de conversa não gosto dos gringos. Calma lá, não gosto deles mesmo, apenas gosto delas. E o que tem de gringa bonita não e pouca coisa. Qual é o problema?
Então vamos em frente.
Como dediquei minha vida profissional a investigar crimes, função que constitucionalmente compete à Polícia Judiciária embora a outra se emende com Promotores e juntos metam o focinho onde não devem, sei da dificuldade em esclarecer e acima de tudo em construir uma prova robusta na elucidação de um crime. Prova robusta a ponto de descartar eventuais dúvidas a fim de que criminosos sejam punidos com justiça, ou seja, quando não reste a menor sombra de dúvida. Em muitas ocasiões não podemos provar de forma inquestionável a culpa de alguém e assim a absolvição é o caminho.
Hoje mesmo com todo o avanço da tecnologia isto continua uma verdade. Entonces, assim diria se castelhano fosse, lá fora, no mundo dito civilizado foi criado o artifício da delação premiada, ou seja, vale a palavra de um dedo duro, pois assim são chamados os que “entregam”. É a chamada delação premiada. Agora vamos ao caso desse gringo.
Ele e outros tantos pintaram e bordaram por lá. Do grupo apenas ele escapou. Obviamente que para livrar a própria cara os outros jogaram tudo sobre ele, pois ali não estava para contentar. Por essa razão é que acredito que justa a atitude de nosso governo em não entregá-lo à Itália.
Acredito assim que os mais lúcidos por certo irão concordar comigo. Importante lembrar que o nosso direito penal se fundamenta no Direito Romano e há a expressão latina que devemos observar sempre em casos como esse, por exemplo.
”In dubio pro reo”.

Sergio Seppi disse...

Só falta Progresso homenagear o Seco e o Papagaio. Se eu fosse um Battisti teria vergonha de ter o mesmo sobrenome de um assassino. Battisti foi condenado à prisão perpétua numa democracia constitucional. Nos anos 70, a Itália combateu e derrotou o terrorismo sem adotar leis de exceção. Sua condenação aconteceu com provas contundentes e não apenas por delação de ex-companheiros. Battisti, por suas ações covardes - matou simples trabalhadores e não atacou autoridades do Estado - nunca teve o apoio das famosas Brigadas Vermelhas. Quem quiser mais informações consulte o blog do insuspeito desembargador de São Paulo,Walter Maierovicth, colunista da Carta Capital. Portanto, "Vada Via del nostro paese, assassino di merda!"
Sergio Seppi (jornalista)

Alberto disse...

O Sr. Jorge Loeffler levaria o Cesare para morar na sua casa? Já não bastam os bandidos, corruptos e assassinos impunes tupiniquins nos atormentando? Precisamos importar os dos outros? Incrível é que aquele (Lula) que permitiu que o Battisti ficasse por aqui é o mesmo que fala que o Mensalão nunca existiu e se aliou ao Maluf.

Anônimo disse...

Jorge...porque no te callas?